Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

Mapas, Gráficos e Infográficos Estáticos

 

Acesse a notícia de divulgação científica sobre o tema  "aquecimento global".  

Leia o texto com atenção, especialmente nas passagens que estão visualmente representadas no mapa. Acesse o link da revista Veja abaixo:

Sobre a notícia, reflita sobre as questões a seguir.

 

 O que demonstra o infográfico produzido pela Nasa?

 De quais recursos visuais e textuais esse infográfico se vale para acrescentar conteúdo ao título e ao slide?

 

Sobre os elementos dos mapas e suas leituras, acesse.

Atenção, cursista! Clique no ícone das perguntas para ter acesso à reflexão dos(as) autores(as)!

 

 

Acesse o verbete Aquecimento Global da Wikipédia, clicando no link a seguir.

Se você quiser ampliar seu conhecimento sobre aquecimento global, leia o hipertexto do verbete; mas, no momento, estamos mais interessados nas imagens que o integram.


Isso mesmo! Embora a Wikipédia componha-se como hipertexto digital, diferentemente do jornalismo científico impresso, sua formatação ainda se aproxima bastante dos impressos, privilegiando os gêneros de imagens estáticas mais presentes em revistas e livros. No entanto, se você rolar a tela do verbete até o final, verá que a Wiki também disponibiliza links para repositórios adicionais relacionados aos temas: a Wikimedia (imagens e media), a Wikiquote (citações) e a Wikinotícias.

Clique em Imagens e Media no Commons e você terá acesso a uma infinidade de imagens (fotos, gráficos, mapas e infográficos) relacionadas aos temas de seu interesse e liberadas para uso em materiais não comerciais. Ainda neste tópico, você poderá se valer deste recurso para montar seus próprios materiais e sua proposta de ensino.

 

 

 

 

Um infográfico estático, como um mapa (aliás, o mapa pode ser considerado um infográfico), contém elementos visuais (ilustrações, legenda, cores usadas diferencialmente, linhas, flechas e conectores, diagramação da imagem no campo etc.) e textuais (título, fonte e legendas ou etiquetas), mas, diferentemente de um mapa que representa regiões geográficas, um infográfico busca mapear visualmente conceitos ou processos científicos ou jornalísticos de difícil compreensão. Ele é também muito usado, em especial no jornalismo, para condensar muita informação, que seria de penosa leitura textual, em uma imagem esclarecedora.

Abaixo temos três links com informações sobre infográficos, o último é um tutorial que ensina, passo a passo, a criar infográficos com a ferramenta gratuita Piktochart. Você pode ir exercitando-se desde já, pois, mais adiante, vai criar infográficos e propor a seus alunos(as) que o façam.

Acesse os três links abaixo: 


Ir para página anterior Ir para próxima página