Outra maneira de sumarizar dados é descrever a participação relativa de cada valor da amostra em relação ao total da composição.
Considere, por exemplo, o quadro de despesas de uma determinada família, cujo valor total é R$3750,00, descrito na Tabela 9.
Se representarmos cada valor por seu percentual em relação ao total, podemos perceber com maior facilidade a distribuição dos gastos, conforme aponta a Tabela 10. Para determinar o valor percentual de cada item de despesa, basta fazermos uma regra de três.
Por exemplo, para calcular o valor percentual do item "habitação", basta resolver a seguinte proporção: 1000/3750 = X/100.
A frequência ajuda a conhecer a totalidade, mas não ajuda a tipificar o comportamento dos indivíduos. A média aritmética é um instrumento que permite esse resgate. Para calculá-la, basta dividir a soma das quantidades individuais pelo número de participantes.
Por exemplo, considerando a Tabela 2, podemos obter o número médio de geladeiras por residência. Para isso, somam-se as quantidades da coluna "geladeira", e obtém-se o valor 15.
Dividindo este valor pelo número de residências, chegamos a 1,5 televisores por residência.
Podemos proceder da mesma forma com os outros tipos de eletrodomésticos e, com isso, chegamos a uma nova apresentação dos dados da Tabela 2, como podemos ler na Tabela 11.