Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico V - Objetos Digitais de Aprendizagem

Primeira Etapa: Ambientação

Sugestão de Atividade 5.1: Fórum

 

O Ministério da Educação (MEC) vem investindo na produção de material digital voltado para a Educação Básica. As editoras de livros didáticos estão agregando plataformas digitais como materiais complementares aos textos. Essa crescente produção nem sempre chega às salas de aula, por diferentes motivos.

A grande quantidade de materiais disponíveis exige que o(a) docente faça uma seleção do que serve para sua realidade (recursos humanos e técnicos das escolas). Com a intenção de refletir sobre essa tarefa, vamos conversar sobre ODA? Você conhece algum tipo de ODA e o utiliza em suas aulas? Em caso de resposta afirmativa: como isso acontece? Que desafios você encontra? Que estratégias utiliza?

Com certeza, você busca fazer o melhor em sua sala de aula e, para isso, procura novos materiais, novas estratégias e recursos para atingir seus objetivos. Para continuar com a Aprendizagem em Rede, gostaríamos que você participasse da nossa discussão, no espaço indicado pelo(a) formador(a), procurando responder as questões a seguir e buscando interagir com os(as) colegas, lendo e comentando suas respostas.

  • Você sabe o que são ODA?
  • Você já trabalhou com um ODA em sua sala de aula?

Se já trabalhou:

  • Que objetos usou? Indique o endereço eletrônico.
  • Como os utilizou com os(as) alunos(as)? Procure relatar com detalhe a situação criada, para que os(as) colegas compreendam.
 
Trabalho Cooperativo

As respostas foram muitas, não é mesmo? Vários e diferentes olhares sobre o mesmo tema. Agora que pôde participar da atividade, sugerimos elaborar em grupo uma análise crítica sobre as respostas apresentadas. Os grupos podem ser formados com até cinco componentes, e o texto da análise poderá ser postado no local indicado pelo(a) formador(a).


Ir para página anterior Ir para próxima página