São inúmeras as maneiras como podemos trabalhar o tema Tratamento da Informação, usando diferentes tecnologias intelectuais e de apoio computacional. Por certo, cada um(a) de vocês já teve a oportunidade de abordar esse tema de diferentes pontos de vista, usando diferentes estratégias e suportes computacionais. Por certo, também, cada um(a) tem algo de novo a apresentar aos(as) colegas e pode conhecer algo a partir da forma de trabalhar deles(as). Vamos, então, compartilhar esses diferentes conhecimentos e questioná-los de modo a, coletivamente, realizar uma apropriação qualificada.
Convidamos todos e todas a fazer um inventário de suas práticas e/ou sugestões para tratar do tema aqui proposto. Sugerimos que vocês não tentem fazer um levantamento do que existe nos livros ou na internet, mas concentrem-se nas suas próprias experiências e reflexões. Posteriormente, haverá tempo para esse tipo de pesquisa. Agora é o momento do inventário pessoal e da socialização de suas práticas. Esperamos também aprender muito com vocês. Postem suas práticas no local indicado pelo(a) formador(a).
Para ajudar nesta tarefa, sugerimos tomar como base o seguinte questionamento:
Revisão por pares:
Parte 1 - Procure elaborar um inventário com sugestões de práticas para trabalhar o tema Tratamento da Informação em sala de aula.
Parte 2 - Aproveite para ler e comentar as sugestões de dois(duas) ou mais colegas indicados(as) pelo(a) professor(a) formador(a), que deve utilizar uma estratégia que garanta que todos os inventários sejam lidos e comentados. Procure ser crítico, visto que isso é fundamental para o seu crescimento e o de seu(sua) colega. Você pode complementar as ideias dos(as) colegas com exemplos e sugestões.
Parte 3 - Procure responder os comentários feitos por seus(suas) colegas sobre o seu inventário.