ALMEIDA, M. E. B. Informática e Formação de Professores. Brasília: MEC/SEED. 1998. (Coleção Informática para a mudança na educação).
ALMEIDA, M. E. B; SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, abr. 2011.
ALMEIDA, N. J. et al. Relatório de Pesquisa: Mapa da Produção Acadêmica sobre Formação Continuada de Professores pelo PROINFO (1999 – 2010). Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC), Centro de Ciências de Educação (CED), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, abr. 2012.
ARRIADA, M. C.; RAMOS, E. M. F. Redes de aprendizagem. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013. ISBN 978-85-296-0114.
BARROSO, G. Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória. Revista Portuguesa de Educação, Braga: CIEd - Universidade do Minho, v. 1, n. 21, p. 33-58, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rpe/v21n1/v21n1a03.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2013.
BOFF, L. O que querem dizer as manifestações nas ruas do Brasil? Munique, Paris, jun. 2013. Disponível em:<http://leonardoboff.wordpress.com/2013/06/28/o-que-querem-dizer-as-manifestacoes-nas-ruas-do-brasil/>. Acesso em: 25 ago. 2013.
BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. 2009. 321f. Tese (Doutorado em Educação)– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
BRASIL. Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (CETIC.BR). TIC educação: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil. Brasília, 2010-2013. Disponível em:<http://www.cetic.br/educacao/index.htm>. Acesso em: 11 maio 2014.
______. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, p. 3, 13 dez. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm>. Acesso em: 6 abr. 2015.
______. Ministério da Educação. Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO: diretrizes. Brasília, 1997. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/proinfo_diretrizes1pdf>. Acesso: 11 jun. 2013.
CASTELLS, M. Redes de indignação e de esperança: movimentos sociais na era da internet. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CAVALLO, D. Models of growth: towards fundamental change in learning environments. BT Technology Journal, v. 22, n. 4. p. 96-112, Oct. 2004.
COSTA, F. A. et al. Metas de aprendizagem na área das TIC. Lisboa: Ministério da Educação/DGIDC, 2010 Disponível em: <http://hdl.handle.net/10451/6567> . Acesso em: 15 jun. 2014.
COSTA, F. A. (Coord.); RODRIGUEZ, C.; CRUZ, E.; FRADÃO, S. Repensar as TIC na Educação: o professor como agente transformador. São Paulo: Santillana, 2012. (Coleção Educação em Análise). Disponível em: <http://aprendercom.org/escoladigital/?page_id=27>. Acesso em: 6 abr. 2015.
COSTA, N. M. de L. A formação contínua de professores: novas tendências e novos caminhos. Holos, Natal, ano 20, v. 3, dez. 2004. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/48/52>. Acesso em: 5 maio 2014.
FINKELHOR, D. The internet, youth safety and the problem of “Juvenoia”. Durham: University of New Hampshire, Crimes against Children Research Center, Jan. 2011. Disponível em: <http://www.unh.edu/ccrc/pdf/Juvenoia%20paper.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011. Acesso em: 16 nov. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_da_esperanca.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2014.
______. Pedagogia da Indignação - cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.
GADOTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo. Ed Scipone, 1999.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 63-92.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, Charlottesville, VA, v. 1, n. 9, p. 60-70. 2009. Disponível em: <http://scholar.google.com.br/scholar_url?hl=pt BR&q=http://www.editlib.org/p/29544/article_29544.pdf&sa=X&scisig=AAGBfm2f8cIg9LIiQg0YB9Oq9vhyxC9L6A&oi=scholarr&ei=wKRaUuDxKMyMkAfyx4HYDQ&ved=0CDYQgAMoATAA>. Acesso em: 20 jul.2013.
MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. Contexto. São Paulo, 2014.
______. Jóvenes: comunicacion e identidad. Pensar Ibero-América: Revista de Cultura, Madri, n. 0, fev. 2002. Disponível em: <http://www.oei.es/pensariberoamerica/ric00a03.htm>. Acesso em: 25 jun. 2013.
MARTINS C. H. S.; CARRANO, P. C. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 43-56, jan./abr. 2011. Disponível em:<http://www.uff.br/observatoriojovem/sites/default/files/documentos/Carrano_Carlos_Henrique_A_escola_diante_das_culturas_juvenis.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2013.
MOVIMENTO Passe Livre. Wikipedia, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Passe_Livre>. Acesso em: 6 abr. 2015.
OROFINO, M. I. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2005.
PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
RICARTE, I. L. M. A escrita na internet. Projeto SAPIENS. Relatório Final de Atividades de 1º jan. 2000 a 28 fev. 2001. 2001. Disponível em: <http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/rf2000/node31.html>. Acesso em: out. 2007.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12 n. 34, jan./abr. 2007. p. 94-103. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2014.
RAMOS, E. M. F. Análise ergonômica do sistema hiperNet buscando o aprendizado da cooperação e da autonomia. 1996. 353f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico Disponível em : <http://www.bu.ufsc.br/teses/PEPS0517-T.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2014.
RAMOS, E. M. F. et al. Curso de especialização em educação na cultura digital: documento base. 1. ed. Brasília : Ministério da Educação, 2013.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. São Paulo: Record, 2010.
TPACK. 2012. Página inicial. Disponível em: <http://www.tpack.org/>. Acesso em: 6 abr. 2015.
ACTO por la tarifa cero recorriendo el túnel José Roberto Fanganillo Mellhem. Foto: Oliver Korblihtt. In: NINJA. Un año después de Junio, MPL vuelve a las calles con 5000 personas en São Paulo. Tradução de Teresa Sempere. Oximity: notícias que importam, 20 jun. 2014. Disponível em: <https://www.oximity.com/article/Un-a%C3%B1o-despu%C3%A9s-de-Junio-MPL-1>. Acesso em: 6 abr. 2015.
BATALHÃO de Choque chegando à manifestação. Foto: Oliver Korblihtt. In: NINJA. Un año después de Junio, MPL vuelve a las calles con 5000 personas en São Paulo. Tradução de Teresa Sempere. Oximity: notícias que importam, 20 jun. 2014. Disponível em: <https://www.oximity.com/article/Un-a%C3%B1o-despu%C3%A9s-de-Junio-MPL-1>. Acesso em: 6 abr. 2015.
BLACK Block participa del acto por la tarifa cero. Foto: Oliver Korblihtt. In: NINJA. Un año después de Junio, MPL vuelve a las calles con 5000 personas en São Paulo. Tradução de Teresa Sempere. Oximity: notícias que importam, 20 jun. 2014. Disponível em: <https://www.oximity.com/article/Un-a%C3%B1o-despu%C3%A9s-de-Junio-MPL-1>. Acesso em: 6 abr. 2015.
ENTRADA do ato na Marginal Pinheiros. Foto: Oliver Korblihtt. In: NINJA. Un año después de Junio, MPL vuelve a las calles con 5000 personas en São Paulo. Tradução de Teresa Sempere. Oximity: notícias que importam, 20 jun. 2014. Disponível em: <https://www.oximity.com/article/Un-a%C3%B1o-despu%C3%A9s-de-Junio-MPL-1>. Acesso em: 6 abr. 2015.
FLORES fueron llevadas por los manifestantes en el acto contra la violencia policial. Foto: Oliver Korblihtt. In: NINJA. Un año después de Junio, MPL vuelve a las calles con 5000 personas en São Paulo. Tradução de Teresa Sempere. Oximity: notícias que importam, 20 jun. 2014. Disponível em: <https://www.oximity.com/article/Un-a%C3%B1o-despu%C3%A9s-de-Junio-MPL-1>. Acesso em: 6 abr. 2015.
FUTEBOL popular integrou a festa do Movimento Passe Livre. Foto: Oliver Korblihtt. In: NINJA. Un año después de Junio, MPL vuelve a las calles con 5000 personas en São Paulo. Tradução de Teresa Sempere. Oximity: notícias que importam, 20 jun. 2014. Disponível em: <https://www.oximity.com/article/Un-a%C3%B1o-despu%C3%A9s-de-Junio-MPL-1>. Acesso em: 6 abr. 2015.
INTEGRANTE do grupo Black Block pula tradicional fogueira feitas com pneu / Foto: Oliver Korblihtt In: NINJA. Un año después de Junio, MPL vuelve a las calles con 5000 personas en São Paulo. Tradução de Teresa Sempere. Oximity: notícias que importam, 20 jun. 2014. Disponível em: <https://www.oximity.com/article/Un-a%C3%B1o-despu%C3%A9s-de-Junio-MPL-1>. Acesso em: 6 abr. 2015.
INTEGRANTES do Black Bloc acompanharam todo percurso. Foto: Bóris Mercato. In: NINJA. Un año después de Junio, MPL vuelve a las calles con 5000 personas en São Paulo. Tradução de Teresa Sempere. Oximity: notícias que importam, 20 jun. 2014. Disponível em: <https://www.oximity.com/article/Un-a%C3%B1o-despu%C3%A9s-de-Junio-MPL-1>. Acesso em: 6 abr. 2015.s.
ATERCIOPELADOS. 2009-2015. Canal da banda Aterciopelados no YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/AterciopeladosVEVO>. Acesso em: 6 abr. 2015.
BIG thinkers: Henry Jenkins on parent participation in the digital age. Direção de fotografia e edição: Drea Cooper. Produção: Mobile Digital Arts para a Person Foudation. 2013. 1 vídeo (4 min 24 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Rg_jb9_hP-U>. Acesso em: 1 abr. 2015.
CALLE 13: Vive Latino 2014 (Completo). 2014. 1 vídeo (132 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3S5lkwpD7ac>. Acesso em: 6 abr. 2015.
CRIANÇA: a alma do negócio. Direção: Estela Renner. Produção: Maria Farinha Filmes. [2013?]. Versão editada. Disponível em: <http://criancaeconsumo.org.br/noticias/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis/>. Acesso em: 25 jun. 2013.
DIALOGANDO con Jesús Martín Barbero (1 de 2). Produção: Universidad Autónoma Metropolitana. 2010. 1 vídeo (7 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7nsyKGNTcS8>. Acesso em: 6 abr. 2015.
DIALOGANDO con Jesús Martín Barbero (2 de 2). Produção: Universidad Autónoma Metropolitana. 2010. 1 vídeo (8 min 11 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PkD6oAK30jo>. Acesso em: 6 abr. 2015.
EL CONSUMO cultural de los jóvenes. [2010?]. 1 vídeo (3 min 28 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4_kRy3sGV94>. Acesso em: 6 abr. 2015.
GLOBALIZAÇÃO Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Trecho). Direção: Silvio Tendler. Produção: Caliban Produções Cinematográficas. 2006. Trecho do documentário Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sUpwlj2VVJg>. Acesso em: 6 abr. 2015.
LOS FABULOSOS Cadillacs: Vive Latino 2013 (Completo). 2013. 1 vídeo (160 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-SfkiNENPxs>. Acesso em: 6 abr. 2015.
MALDITA Vecindad Y Los Hijos Del Quinto Patio: Solin. 2011. 1 vídeo (5 min 35 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X2-U3uErWPg>. Acesso em: 6 abr. 2015.
MANIFESTAÇÃO no Congresso Nacional 17 de junho de 2013. Publicidade Negativa, 2013. 1 vídeo (2 min 10 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fz8wUs7VRZw>. Acesso em: 1 abr. 2015.
MANUEL Castells: por um Brasil que desconhecemos. Produção: Telos Cultural. Edição: Marcelo Allgayer. Tradução: Marina Waquil e Francesco Settineri. 2013. 1 vídeo (4 min 38 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=I7GpIjV3bPk>. Acesso em: 6 abr. 2015.
MUNDO livre S/A: Carnaval na obra (full album). 2013. 1 vídeo (130 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_7p8kPqDAI4>. Acesso em: 6 abr. 2015.
NAÇÃO Zumbi: Defeito perfeito (Clipe Oficial). Direção: Lucio Maia e Duílio Gentilli. Imagens: Vitor Salermo. Finalização e Edição: Duílio Gentilli. 2014. 1 vídeo (3 min 11). Disponúvel em: <https://www.youtube.com/watch?v=KZY-OKr_XXI>. Acesso em: 6 abr. 2015.
ORISHAS: A lo cubano (full album). 2014. 1 vídeo (57 min 33 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=__ebXoTvI3I>. Acesso em: 6 abr. 2015.
SWEATSHOP: (Ep. 5) - ¿Qué clase de vida es ésta?. Noruega: Aftenposten, 2014. 1 vídeo (12 min 32 s). Disponível em: <http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/20221/ep-sweatshop-5-que-clase-de-vida-es-esta>. Acesso em: 6 abr. 2015.
UMA FOLHA cai ao Céu: o ostracismo do idoso no primeiro mundo. Entrevista com o escritor Knud Romer sobre o documentário “Uma folha cai ao céu”. [2013?]. 1 vídeo (8 min 55 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8ByfI7h1djA>. Acesso em: 6 abr. 2015.
ZYGMUNT Bauman – Identidade pessoal. Edição: Pedro Zimmermann. Finalização: Marcelo Allgayer. Produção: Telos Cultural. Produção Audiovisual: Mango Films. Montagem: Tokyo Films. Porto Alegre, São Paulo: Fronteiras do Pensamento. 2011. 1 vídeo (2 min 42 s). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sMaWuh6nw3g>. Acesso em: 7 out. 2014.