Ícone
Fase 2 - Jogos Digitais e o Contexto Educativo

Gêneros dos jogos digitais

 

Cursista, para colaborar com sua imersão no mundo dos jogos digitais, apresentamos na sequência uma categorização dos jogos por gênero. Assim, dentre as várias classificações propostas, apresentamos aqui as categorias elencadas por Battaiola (2000):

 

Estratégia: jogo que relaciona diretamente a capacidade de tomada de decisões às habilidades cognitivas.



 

Simuladores: jogos que inserem o(a) jogador(a) em um ambiente virtual com certo grau de complexidade.

 

Aventura: jogos de desafios e enigmas que tendem a desafiar as capacidades psicomotoras e de raciocínio dos(as) jogadores(as).

 

Infantil: jogos destinados ao entretenimento infantil com atividades mais lúdicas, envolvendo histórias de enredo simples que visam educar e desenvolver habilidades básicas de motricidade fina e raciocínio lógico.

 

Passatempo: são os conhecidos jogos casuais, jogos de pouca complexidade, para o entretenimento, sempre de soluções rápidas.

 

RPG: jogos virtuais elaborados com base nos mesmos elementos dos tradicionais jogos RPG de mesa.

 

Esporte: jogos baseados em esportes como futebol, basquete, etc.

 

Educacionais: jogos que, mesmo possuindo algumas das características anteriores, têm como objetivo principal proporcionar a apropriação de conteúdos e conceitos de forma didático-pedagógica.

 

 

É importante ressaltar que essas categorias foram elaboradas pensando no principal elemento que compõe um jogo; dessa forma, não teremos uma divisão necessariamente rígida. Muitos dos jogos podem se encaixar em mais de uma categoria. O que pretendemos com a apresentação dessa classificação é facilitar o seu contato com os games, de forma a poder identificar melhor que gêneros se aproximam mais dos seus interesses.

Também precisamos ter em vista que os sites que disponibilizam os links dos jogos muitas vezes têm sua própria classificação.

Para que você tenha certeza de estar escolhendo um jogo adequado à faixa etária da sua turma, é importante pesquisar a classificação indicativa do mesmo. Veja a seguir um pouco mais sobre a forma de regulação dos jogos digitais.

 

Classificação Indicativa dos Jogos

 

Os games passaram a fazer parte do sistema de classificação indicativa em 2006. Esse sistema começou a ser construído no período pós-ditadura, em paralelo ao desenvolvimento da Constituição de 1988, e fortaleceu-se com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990.

Essa classificação, assim como a televisiva, é feita levando em consideração o grau de conteúdo relacionado a sexo, drogas e violência, indicando assim a faixa etária indicativa da seguinte forma:

• livre  - para todo público;

• não recomendada para menores de 10 anos;

• não recomendada para menores de 12 anos;

• não recomendada para menores de 14 anos;

• não recomendada para menores de 16 anos;

• não recomendada para menores de 18 anos.

 

 

 

Para conhecer mais sobre a Classificação Indicativa dos jogos digitais e pesquisar qual é a indicação dos jogos que você conhece ou joga, basta acessar o link indicado e navegar pela plataforma do Ministério da Justiça.

Outros sistemas importantes de classificação dos jogos eletrônicos que podem auxiliar na pesquisa para adequação dos games para as diferentes faixas etárias são:

ESRB - Entertainment Software Rating Board: site de classificação norte americano

PEGI - Pan European Game Information - site de classificação europeu