Ajuda

Vídeo Tutorial

Assista abaixo a alguns tutoriais para que você possa entender melhor as funcionalidades do ambiente. Para isso, navegue por meio das categorias disponíveis:

FAQ - Perguntas Frequentes

1. Para que serve este website?

Este é o website do Catálogo do Curso de Especialização “Educação na Cultura Digital”, por meio do qual, é possível ler e interagir com os materiais do Curso.

2. O que é o “Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital”?

O Curso de Especialização “Educação na Cultura Digital” quer se constituir num diálogo ativo na busca por mudanças de paradigma na educação. Dessa forma, é oferecido em âmbito nacional e público pela parceria entre IFES – Instituições Federais de Ensino Superior – e o MEC – Ministério da Educação –, e busca propor uma formação apoiada no compartilhamento de experiências que exploram, demonstram e analisam as possibilidades criativas da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aos currículos escolares. Encontre mais informações no portal de divulgação do Curso.

3. Quais as formas de acesso aos materiais do Curso?

Há duas formas de acessar os materiais do Curso: por meio deste website, acessível apenas se seu computador estiver conectado à internet; ou por meio do Aplicativo do Curso, disponível gratuitamente para download no Google Play, quando instalado em um dispositivo móvel – tablet ou smartphone.

4. Porque é necessário me cadastrar por meio deste website ou do Aplicativo do Curso?

Esse cadastro é necessário para:
a) acessar, ler e navegar nos materiais do Curso;
b) disponibilizar seu progresso de leitura nos materiais do Curso e sua seção de materiais favoritos em qualquer dispositivo – computador, smartphone ou tablet – utilizado por você para acessar os materiais do Curso;
c) interagir com pessoas de todo o Brasil por meio de comentários publicados nas páginas dos materiais.
Este cadastro é diferente do cadastro nos portais “e-Proinfo”, “Proinfo”, “Sistema de Gerenciamento de Cursos Digitais” ou qualquer outro portal, e NÃO o inscreve no Curso, NÃO o torna cursista do Curso.

5. Eu não sou cursista, ainda assim, posso fazer o cadastro por meio deste website ou por meio do Aplicativo do Curso?

Sim, o cadastro pode ser efetuado mesmo por aqueles que não são cursistas do “Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital”. Mas este cadastro NÃO serve para inscrevê-lo no Curso, NÃO o torna cursista, o cadastro serve apenas para dar acesso aos materiais do Curso e a outros recursos do website e do Aplicativo.

6. Quero me inscrever no Curso de Especialização “Educação na Cultura Digital”. O que devo fazer?

Acesse o portal de divulgação do Curso para obter mais informações sobre a estrutura do Curso, sobre novas ofertas de vagas e sobre procedimentos de inscrição em seu Estado.

7. O material que eu leio neste website é igual ao que eu leio no Aplicativo do Curso?

Sim, os materiais acessados por meio deste website são os mesmos acessados por meio do Aplicativo do Curso. É recomendado manter os materiais sempre atualizados no seu dispositivo móvel – smartphone ou tablet. Ao tentar abrir um material, caso haja atualizações deste material, um aviso irá aparecer. É necessário conectar seu dispositivo à internet para baixar a atualização, caso haja.

8. Não consigo baixar um material no Aplicativo. O que devo fazer?

Conecte seu dispositivo – smartphone ou tablet – à internet e tente baixar o material novamente. Caso o problema persista, é possível que a conexão utilizada seja de baixa qualidade. Procure uma conexão de melhor qualidade e tente baixar o material mais uma vez. Se mesmo assim o problema persistir, relate o problema no item “Relate um Problema” do menu de Configurações do Aplicativo do Curso.

9. Eu li parte de um material no Aplicativo do Curso e meu progresso de leitura aumentou, mas, quando acessei o mesmo material por meio do website, o mesmo progresso diminuiu novamente. O que aconteceu? Porque meu progresso não é o mesmo no website e no Aplicativo?

Provavelmente seu dispositivo – smartphone ou tablet – não estava conectado à internet no momento da leitura do material. Para manter atualizados e acessíveis em todos os dispositivos – smartphone, tablet e computador – seu progresso de leitura nos materiais, sua seção de favoritos e outras informações é necessário conectar seu dispositivo à internet. É recomendado conectar seus dispositivos à internet sempre que uma conexão estiver disponível; assim, suas informações estarão sempre atualizadas em todos os dispositivos utilizados por você para acessar os materiais do Curso.

Apoio:
Realização: