Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Conhecimento e Desenvolvimento das Habilidades com as TDIC dos Cenários

Planilhas Eletrônicas

No cenário A Vivência do Método Científico e a Contextualização de Conteúdos, apresentado pela professora Patrícia Pereira, utilizou-se uma planilha eletrônica para os alunos e alunas registrarem os dados coletados de umidade e pressão, criando tabelas e gráficos para facilitar a apresentação e interpretação dos resultados da investigação realizada por eles(as).

Convidamos você a conhecer o que é uma planilha eletrônica, como funciona e quais as principais formas de uso de uma planilha de dados dos softwares Excel da Microsoft e o Calc da OpenOffice.

 

Imagem retirada do cenário A Vivência do Método Científico e a Contextualização de Conteúdos

O que é uma planilha eletrônica?

Uma planilha eletrônica é um software que permite, através de comandos, inserir e analisar informações (dados), relacionando-as a fórmulas e funções.

A exibição e a organização dessas informações estão vinculadas a uma matriz cujas linhas e colunas delimitam espaços conhecidos como células. Cada linha e coluna é nomeada pelo programa, permitindo facilmente determinar a posição e o conteúdo das mesmas.

As planilhas eletrônicas podem ser utilizadas como banco de dados, como uma forma eficiente para a elaboração de gráficos e apresentações, ou ainda para otimizar tarefas relacionadas às informações contidas nelas.

O Microsoft Office Excel é um programa de planilha eletrônica escrito e produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows e também computadores Macintosh da Apple Inc.

Seus recursos incluem uma interface intuitiva, ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje.

O Calc é um software livre de planilha eletrônica multiplataforma de código aberto, desenvolvido originalmente pela Star Division, posteriormente pela Sun Microsystems (como parte da suíte StarOffice) e atualmente pela The Document Foundation, como parte da suíte LibreOffice.

Sua característica mais marcante, que difere dos demais programas de planilhas, é o sistema que define automaticamente as séries para representar gráficos com base na disposição dos dados do usuário.


Ir para página anterior Ir para próxima página