Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Conhecimento e Desenvolvimento das Habilidades com as TDIC dos Cenários

Realidade Aumentada

No cenário Ensinando sobre Estruturas e Fenômenos Abstratos e as Contribuições da Realidade Aumentada (RA), o professor Ivan Tavares Scotelari de Souza apresenta um exemplo de uso da Realidade Aumentada no ensino de Ciências para auxiliar os(as) alunos(as) a visualizarem uma célula e suas organelas em 3D.

 

Mas o que é a Realidade Aumentada?

Como vimos no segundo espaço de aprendizagem, a Realidade Aumentada é uma tecnologia que mistura os objetos reais de nosso ambiente com objetos virtuais, criados para ampliar a realidade das informações que recebemos. Segundo Souza & Rolim (2012), ela possibilita a visualização de imagens tridimensionais em diferentes ângulos, através do manuseio de objetos reais diante do computador webcam e com software específico.


Assista a reportagem e veja o funcionamento e algumas aplicações da Realidade Aumentada
.

 

Reportagem sobre Realidade Aumentada, veiculada no Jornal da Globo (2013)

 

Além dos vídeos do cenário conduzido pelo professor Ivan que visa ensinar estruturas e fenômenos abstratos por meio da Realidade Aumentada, assista outras formas de utilização da RA no ensino:

 

1 - Vídeo sobre como utilizar a Realidade Aumentada (2012)

2 - Vídeo sobre como utilizar a Realidade Aumentada (2013)

 

Há diversos softwares que permitem o desenvolvimento de cenários de RA. Você pode conhecer alguns deles nos links disponibilizados ao final desta seção. No vídeo, o professor Ivan utilizou o software "Aumentaty".


Ir para página anterior Ir para próxima página