No cenário Ensinando sobre Estruturas e Fenômenos Abstratos e as Contribuições da Realidade Aumentada (RA), o professor Ivan Tavares Scotelari de Souza apresenta um exemplo de uso da Realidade Aumentada no ensino de Ciências para auxiliar os(as) alunos(as) a visualizarem uma célula e suas organelas em 3D.
Como vimos no segundo espaço de aprendizagem, a Realidade Aumentada é uma tecnologia que mistura os objetos reais de nosso ambiente com objetos virtuais, criados para ampliar a realidade das informações que recebemos. Segundo Souza & Rolim (2012), ela possibilita a visualização de imagens tridimensionais em diferentes ângulos, através do manuseio de objetos reais diante do computador webcam e com software específico.
Assista a reportagem e veja o funcionamento e algumas aplicações da Realidade Aumentada.
Reportagem sobre Realidade Aumentada, veiculada no Jornal da Globo (2013)
1 - Vídeo sobre como utilizar a Realidade Aumentada (2012)
2 - Vídeo sobre como utilizar a Realidade Aumentada (2013)
Há diversos softwares que permitem o desenvolvimento de cenários de RA. Você pode conhecer alguns deles nos links disponibilizados ao final desta seção. No vídeo, o professor Ivan utilizou o software "Aumentaty".