O software "Aumentaty" é uma excelente ferramenta para o(a) professor(a) iniciar-se no mundo da Realidade Aumentada (RA). É fácil de instalar e extremamente simples de usar.
Veja alguns tutoriais que explicam como esse programa funciona:
Vídeo sobre como utilizar o programa Aumentaty Author (2012)
Existem vários sites disponíveis sobre softwares, modelos 3D e outras informações relacionadas à Realidade Aumentada.
“Para os alunos, a compreensão da estrutura de uma célula e do arranjo de suas organelas é um pouco difícil. Muitas vezes, os livros didáticos e, principalmente, as imagens obtidas por microscópios passam a ideia de que as células são bidimensionais (achatadas). Essa noção acaba sendo internalizada pelos alunos, sem que os mesmos compreendam a realidade tridimensional em que as estruturas celulares se dispõem.
A Realidade Aumentada permite facilmente a percepção tridimensional, pois é um sistema interativo e que possui processamento em tempo real, concebendo imagens em três dimensões e combinando elementos virtuais com o ambiente real. Assim, a visualização em 3D de células permitirá uma melhor compreensão, sendo bastante proveitosa para alunos(as) e professores(as).
Tendo em vista esse objetivo, planejei as minhas aulas utilizando o software "Aumentaty" e seguindo algumas etapas:
Inicialmente, procurei familiarizar-me com a utilização do software "Aumentaty", assistindo ao vídeo tutorial da empresa, além de outros vídeos de exemplos de uso da RA que encontrei na web. Depois que fiz alguns testes, comecei a buscar modelos de células 3D, e selecionei alguns.
No dia da aula, primeiro expliquei aos alunos o que era Realidade Aumentada, já que era uma ferramenta nova para todos eles. Em seguida, coloquei que nos livros as imagens sobre células não fornecem uma noção bem clara relativa à estrutura celular, já que são bidimensionais e não tridimensionais como é a célula, que através da Realidade Aumentada poderíamos visualizar as três dimensões da estrutura celular.
Comecei a abordagem do conteúdo exibindo, através do programa, uma figura bidimensional de uma célula com os nomes das principais organelas e comentei rapidamente sobre as estruturas dispostas na figura. Depois mostrei, utilizando a Realidade Aumentada, uma imagem de célula em 3D para que os alunos tivessem a ideia tridimensional da estrutura celular e perguntei se reconheciam as organelas. Fui alternando com outros modelos de células e perguntando se os alunos conseguiam identificar as organelas e citar sua principal função. Por fim, exibi um modelo de vírus em 3D, reduzindo sua imagem até ficar proporcional à célula.
Finalizamos a aula conversando sobre ela, sobre a RA e sobre as principais conclusões que os alunos construíram a partir dessa experiência.”