No cenário Simulação de Fenômenos Complexos, o professor Ivan utilizou uma simulação elaborada pela Universidade do Colorado (EUA). A simulação articula variáveis que influenciam o metabolismo energético e o esforço cardíaco. O uso desse simulador tinha o objetivo de os alunos e alunas perceberem o funcionamento do corpo, as consequências de seus hábitos alimentares e a importância da prática de exercícios.
Imagem retirada do Cenário Simulação de Fenômenos Complexos
A simulação é um recurso das TDIC muito interessante para o ensino de Ciências pois utiliza, por meio de programação, uma animação que reproduz a influência das variáveis que regem determinado fenômeno e, ao mesmo tempo, representa o fenômeno resultante da interação das variáveis na tela do computador. Conforme Giordan (2005, p.289), o(a) aluno(a), com o uso dos simuladores, pode alterar as variáveis e visualizar a consequência dessas mudanças na expressão final do fenômeno. Dependendo do fenômeno simulado, o(a) aluno(a) pode estabelecer relações de causa e efeito, perceber o caráter complexo de alguns fenômenos multivariados, exercitar a observação, elaborar hipóteses, fazer previsões e elaborar explicações para os fenômenos no meio natural.
O simulador Comer & Exercitar-se, desenvolvido em Java, permite ao(à) aluno(a) uma grande variedade de alterações exibindo em tempo real o resultado delas. O foco do simulador é a relação entre exercícios e alimentação, sendo que esta é exibida através de gráficos e da silhueta de uma pessoa.
Comandos simples, como arrastar e soltar ou como o ajuste de barras deslizantes, possibilitam observar em poucos minutos uma dinâmica de nosso corpo que necessitaria de semanas ou meses para ocorrer naturalmente. Com isso, o(a) aluno(a) tem uma noção bem próxima da importância que os exercícios e a alimentação têm para a manutenção de nossa saúde.
“Primeiramente, procurei orientar meus alunos a registrarem os alimentos que consumiram nos dias que antecederam a atividade, assim como os exercícios que realizaram nesse mesmo período.
Dias antes da aula em que usaríamos o simulador no laboratório de informática, instalei o aplicativo em todos os computadores e testei para ver se todos estavam 'rodando'.
No dia da aula, levei os(as) alunos(as) para o laboratório de informática, organizei grupos de três alunos(as) e mostrei como colocar no aplicativo as informações sobre sua alimentação e atividade física dos últimos dias que eles(as) haviam trazido registradas.
Durante o uso do simulador, os(as) estudantes informaram a sua dieta, o seu perfil corporal, e observaram as consequências para o seu corpo e o trabalho que o seu coração tem que exercer para mantê-lo vivo. Puderam estimar como seu perfil corporal e esforço cardíaco estarão no futuro se sua dieta e exercícios se mantiverem como estão, e fazer algumas brincadeiras de alterar as variáveis dieta e exercício físico, como por exemplo: o que aconteceria se eu tomasse uma coca-cola a mais todo dia? e se eu parasse de fazer atividade física?
Após a utilização do aplicativo, fiz algumas perguntas aos alunos (tais como: Qual a importância dos exercícios físicos para a sua saúde? O que acontece quando nossa alimentação é muito rica em calorias?) para estimular a reflexão sobre as observações e os testes que eles fizeram com o simulador."