Ao longo das reflexões realizadas neste segundo tópico, vimos que "as TDIC ampliaram as possibilidades de comunicação, interação e aquisição de informações, alterando a forma de viver, de trabalhar, de organizar-se socialmente e de aprender na atualidade." (MENDONÇA; STRUCHINER, 2009). No entanto, a simples inserção das TDIC no universo educacional não é garantia de melhoria ou sucesso das atividades de ensino.
É fundamental que, ao planejar os processos de ensino-aprendizagem, as TDIC sejam integradas a partir do objetivo pedagógico que você busca atingir com os seus alunos e alunas.
Cursista, como educador(a) e pesquisador(a) de sua prática, somente você é capaz de selecionar, criar, ser autor(a) e definir soluções com o uso dessas tecnologias para seu contexto educativo. Em seu cotidiano de trabalho, é você quem conhece os desafios de ensino de sua disciplina, quem identifica a dificuldade de aprendizagem dos(as) estudantes, quem constrói ativamente os currículos no dia a dia de seu trabalho, quem produz conhecimento na escola junto com seus(suas) alunos(as) e o coletivo desse espaço. Por isso, por meio de uma apropriação crítica e criativa das TDIC, você pode e deve participar do desenho dos caminhos da tecnologia educacional (ESPINDOLA et al., 2010).
A partir de tudo o que foi discutido nos Tópicos 1 e 2, convidamos você a novamente refletir sobre a sua prática!
A partir dos desafios identificados na atividade central do Tópico 1, convidamos você a reflitir: Como as TDIC poderiam auxiliar a superar as dificuldades de ensino de Ciências que você encontra na sua prática? Quais tecnologias apresentadas neste tópico, ou com que você teve contato em outro ambiente, poderiam ajudá-lo(a) na mediação da aprendizagem dos(as) alunos(as) nestas questões?
O local de publicação de suas reflexões poderá ser indicado pelo(a) seu(sua) formador(a).
No primeiro tópico, buscamos entender os principais desafios no ensino de Ciência e como eles estão presentes em nosso cotidiano escolar. Neste tópico, procuramos discutir as potencialidades das TDIC para o ensino de Ciências e como elas poderiam auxiliar na superação de alguns desses desafios.
Contudo, como fazer para integrá-las às nossas atividades de ensino? Como aprender a utilizá-las? Volte aos Cenários e veja nos depoimentos referentes à pergunta 3 como foi essa descoberta para os professores Ivan e Patrícia. Em seguida, siga para o tópico III, onde vamos mostrar como é possível aprender a usar diversas ferramentas com o auxílio da internet, e os professores compartilharão conosco algumas dicas sobre as tecnologias utilizadas nos Cenários. Vamos lá?