Cursista, durante os estudos do primeiro tópico do núcleo, refletimos sobre desafios atuais enfrentados no ensino de Ciências. A partir desse contexto principal, o objetivo no Tópico 2, denominado Papel das TDIC no Ensino de Ciências, é responder a seguinte questão:
Como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir para a superação desses desafios?
Sabemos que, no ensino público brasileiro, as iniciativas de integração de TDIC são recentes e que nós, professores(as), possuímos um limitado número de exemplos e pouco amparo sobre as possibilidades de integração dessas tecnologias aos processos de ensino-aprendizagem (BARRETO, 2003; PRETTO, 2001; ESPÍNDOLA et al, 2010). Também sabemos que é um grande desafio para os educadores e educadoras de Ciências desenvolver estratégias para o uso de tecnologias educacionais a partir de seu contexto e da natureza dos conteúdos a serem ensinados (McCROY, 2008). Diante dessa perspectiva, buscaremos, aqui, trazer algumas possibilidades de integração de TDIC no ensino de Ciências.
O uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação está atrelado ao objetivo de ensino que você apresenta enquanto educador(a). A partir dessas reflexões, junto a outras discussões realizadas ao longo dos estudos deste núcleo, você terá alguns subsídios para analisar o seu cotidiano de trabalho e os desafios de ensino que enfrenta, e selecionar TDIC que possam contribuir na superação dos mesmos.
McCroy (2008) lista uma série de potencialidades das TDIC específicas para o ensino de Ciências. Para conhecê-las, analise o infográfico a seguir:
Segundo a autora, essas possibilidades pedagógicas podem significar mobilizações cognitivas que facilitam a aprendizagem de conteúdos e de processos científicos.
Para fins didáticos, reunimos as principais contribuições das TDIC de acordo com a classificação proposta por Sugrue (2000): a conceituação de conteúdos, a construção de conhecimentos através da participação ativa dos alunos, e a reflexão e o diálogo entre os sujeitos da aprendizagem. Vamos navegar no infográfico e conhecer um pouco mais sobre essas possibilidades?