Cursista, no tópico anterior vimos que as TDIC, como ferramenta para o "acesso e a organização da informação", possuem grande potencial para a aquisição de conhecimentos científicos. No entanto, para que estes conhecimentos sejam consolidados, transferidos e aplicados a outras situações, compartilhados, analisados e reconstruídos, outras possibilidades de uso da Internet devem ser integradas, como a realização de atividades autênticas e colaborativas.
Sugrue (2000), ao falar sobre uso da Internet para desenvolvimento de atividades autênticas, define-as como atividades que induzem processos cognitivos próprios da resolução de problemas da área de estudo e levam à construção ativa do conhecimento pelos alunos. As atividades podem ser: contextualmente autênticas, quando envolvem a resolução de problemas reais; cognitivamente autênticas, quando estimulam o desenvolvimento de processos cognitivos necessários à expertise na área; atividades de construção, que envolvem análises, integração e organização da informação para comunicar aos pares ou para a criação de produtos.
Schank & Cleary (2013) também ressaltam a potencialidade das TDIC para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que envolvam a participação ativa do(a) aluno(a) na construção do conhecimento. Para os autores, estas ferramentas auxiliam atividades do tipo aprender fazendo, aprendizagem incidental, aprender refletindo, ensino baseado em casos e aprender explorando.
Clique nos links da imagem a seguir e veja como se constitui cada uma dessas estratégias. Você verá que elas não são excludentes, podendo ser encontradas e aplicadas simultaneamente em uma mesma atividade.