Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Potencialidades das TDIC no Ensino de Ciências

Aprender Fazendo

 

E é aí que entra o Aprender Fazendo!

O “aprender fazendo” enfatiza estratégias de ensino-aprendizagem com o uso do computador que explorem atividades práticas e reais, proporcionando ao aluno a simulação e experimentação de processos e fenômenos (SCHANK & CLEARY, 2013).

Essa estratégia possibilita aos alunos experimentarem a resolução de problemas, utilizando softwares ou construindo seu próprio instrumento para solucioná-los. Assim, a partir da experimentação de ações concretas, os alunos desenvolvem processos de reflexão e abstração, etapa crucial para a construção do pensamento científico.

Um dos cenários apresentados neste núcleo foi baseado no uso de um simulador, software que possibilita experimentar a relação entre a saúde cardíaca e a adoção de diferentes dietas e exercícios físicos. Vamos estudar mais sobre as potencialidades desse tipo de recurso para o ensino de Ciências?


Ir para página anterior Ir para próxima página