Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Potencialidades das TDIC no Ensino de Ciências

1- Conceituação

No ensino de Ciências, um dos desafios enfrentados pelos estudantes no ensino básico é a compreensão dos conceitos científicos. A complexidade e abstração que diversos conteúdos da área carregam exigem que o(a) professor(a) faça uso de estratégias que auxiliem o(a) estudante no processo de aprendizagem de conceitos e fenômenos. E as TDIC podem contribuir para isso.

Sugrue (2000), ao discutir as potencialidades pedagógicas das TDIC, coloca que uma delas é o “acesso e organização da informação” e a internet é um bom exemplo deste potencial. O autor relaciona o uso de algumas ferramentas com o processo cognitivo necessário à aprendizagem de aquisição de conhecimentos conceituais.

Isso porque as bases não lineares de conhecimento disponíveis na rede mundial de computadores, como os hipertextos e hipermídias, possibilitam ao aluno maior liberdade para resolver dúvidas, buscar e consultar informações de acordo com seu nível, necessidade e interesse de aprofundamento nos mais variados conteúdos (GIANNELLA, 2007). Além disso, podem facilitar a visão do conteúdo em diversos contextos de aplicação, a partir de diferentes perspectivas, e possibilitar a representação de fenômenos de difícil visualização, onde imagens estáticas ou dinâmicas podem ajudar na interpretação, construção de sentido e representação de conceitos (JONASSEN & CARR, 2000). Que tal vermos alguns exemplos dessas possibilidades? A seguir, disponibilizamos alguns exemplos desse tipo de uso.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página