Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Potencialidades das TDIC no Ensino de Ciências

Acesso a Variadas Fontes de Informação

Para a construção do pensamento e raciocínio científicos, é fundamental o acesso a variadas fontes de informação, que possibilitem aos estudantes comparar, analisar e reconstruir conceitos e ideias (LINN, 2004).  

A internet oferece inúmeros formatos e fontes de informação.  O professor pode ofertar materiais diversificados, que atendam as necessidades de seus alunos de acordo com a forma com que eles mais aprendem. Por exemplo, alguns alunos preferem textos, outros, esquemas ou imagens, e há também aqueles que optam por formatos audiovisuais.

Além disso, é importante que o professor esteja sempre atento às informações científicas que circulam em textos e outras mídias nos espaços digitais. Vale lembrar que a diversificação de informações voltadas para a conceituação de conhecimentos científicos exige também o desenvolvimento do senso crítico do professor e do aluno.

São inúmeros os espaços digitais que disponibilizam informações científicas. A seguir, indicamos alguns sites interessantes:

 

 
Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Esse site traz dados sobre as suas coleções científicas (abelhas, aves, herbários, moluscos, anfíbios, aracnídeos e miriápodes, arqueologia, crustáceos, fósseis, insetos, peixes e répteis).

 

Acessar

 

Site Ciência Hoje das Crianças

Espaço de divulgação científica voltado para crianças e adolescentes.

 

Acessar


Ir para página anterior Ir para próxima página