Para a construção do pensamento e raciocínio científicos, é fundamental o acesso a variadas fontes de informação, que possibilitem aos estudantes comparar, analisar e reconstruir conceitos e ideias (LINN, 2004).
A internet oferece inúmeros formatos e fontes de informação. O professor pode ofertar materiais diversificados, que atendam as necessidades de seus alunos de acordo com a forma com que eles mais aprendem. Por exemplo, alguns alunos preferem textos, outros, esquemas ou imagens, e há também aqueles que optam por formatos audiovisuais.
Além disso, é importante que o professor esteja sempre atento às informações científicas que circulam em textos e outras mídias nos espaços digitais. Vale lembrar que a diversificação de informações voltadas para a conceituação de conhecimentos científicos exige também o desenvolvimento do senso crítico do professor e do aluno.
São inúmeros os espaços digitais que disponibilizam informações científicas. A seguir, indicamos alguns sites interessantes:
Esse site traz dados sobre as suas coleções científicas (abelhas, aves, herbários, moluscos, anfíbios, aracnídeos e miriápodes, arqueologia, crustáceos, fósseis, insetos, peixes e répteis).
Espaço de divulgação científica voltado para crianças e adolescentes.