Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Potencialidades das TDIC no Ensino de Ciências

Novas Formas de Representação do Conteúdo

 

Uma das principais potencialidades da internet para a área do ensino de Ciências é “tornar a ciência acessível” (LINN, 2004). Isso porque as TDIC oferecem aos estudantes múltiplas formas de representação do conhecimento (textos, imagens, animações, simulações, vídeos, áudios), através de diferentes fontes de informação como revistas eletrônicas, bancos de dados eletrônicos, portais governamentais, páginas institucionais, ambientes de cursos a distância e semipresenciais, dentre outros (GIANNELLA & STRUCHINER, 2010).

 

Veja alguns sites que trazem diferentes representações de conteúdos.

Projeto Teia da Vida

O site, desenvolvido pela Universidade de Goiás, apresenta multimídias, vídeos e áudios de diversos temas.



Acessar

 

TV Escola

É um canal público que, com auxílio do Ministério da Educação, destina aos professores, professoras e estudantes diversos audiovisuais, além de dicas pedagógicas criadas por docentes.

Acessar

RIVED

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED - que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem.

 

Acessar

 

Banco Internacional de Objetos Educacionais

Repositório de objetos educacionais de acesso público, voltado para todos os níveis de ensino. Nele você poderá encontrar simuladores, softwares, animações, imagens, vídeos, textos, entre outros materiais e ferramentas sobre diversos temas.

 

Acessar


Ir para página anterior Ir para próxima página