Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I - Espaço de Aprendizagem: Desafios do Ensino de Ciências

Fechando o Tópico

Ao refletir acerca do que temos abordado até agora no curso, e de todos os textos base que dispomos a vocês, cursistas, podemos dizer que o papel das Ciências Naturais na escola não é o de tornar os alunos estáticos, à espera de respostas, mas é o de provocar interesse para que investiguem caminhos, priorizando a observação, o questionamento, a experimentação e a negociação de ideias. Dessa forma, o ensino de Ciências não deve se centrar somente nos conteúdos específicos, mas no processo de desenvolvimento dos(as) estudantes, tornando-os(as) cidadãos(ãs) críticos(as) e autônomos(as) para buscar as possíveis respostas.

Mas seria possível o desenvolvimento desse sujeito autônomo na escola sem que fossem levadas em consideração a necessidade de contextualização dos conteúdos e a inter-relação entre os conhecimentos envolvidos?

O que tentamos, aqui, foi realizar um exercício de separar desafios que se colocam ao ensino de Ciências para percebermos que, didaticamente, isso até pode ser viável, apesar de certa dificuldade imposta. 

 

Sugestão de Atividade 1 - Reflexão Central do Tópico 1

Agora que você realizou a leitura sobre alguns dos principais desafios do processo de ensino-aprendizagem em Ciências, reflita a respeito da seguinte questão:

Quais desafios relacionados ao ensino dos conteúdos científicos você vivencia em sua prática na escola?
Lembre-se de que, além dos desafios aqui discutidos, você poderá identificar outros próprios da sua vivência. O importante é que eles estejam relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Vamos lá?

Converse com seu(sua) professor(a) formador(a) sobre o local previsto para a realização dessa atividade.

 

Para pensarmos nas práticas de ensino de Ciências que tenham como pressupostos os caminhos possíveis de superação dos desafios apresentados, precisamos, assim como ressalta Niess (2005), reconhecer a ciência como uma forma de pensar, como uma forma de pesquisar e como um corpo de conhecimentos que possuem interações com a tecnologia e a sociedade.

 

Até o momento, buscamos entender os principais desafios no ensino de Ciências, e como eles estão presentes em nosso cotidiano escolar. No Tópico 2, iremos discutir e refletir sobre as potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o ensino de Ciências. Poderiam as TDIC auxiliar na superação dos desafios de ensino que enfrentamos em nossas aulas? Essa e outras questões serão discutidas no próximo tópico. Vamos lá?

 


Ir para página anterior Ir para próxima página