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Tópico II - Potencialidades das TDIC no Ensino de Ciências

3 - Aprendizagem Colaborativa: a Reflexão e o Diálogo entre os Sujeitos da Aprendizagem

Um grande potencial das TDIC é possibilitar a aprendizagem colaborativa, através de recursos da internet que oportunizam o rompimento de barreiras de espaço e tempo através de ferramentas de comunicação (GIANNELLA, 2007).

 

Além disso, a aprendizagem colaborativa pressupõe um ambiente de aprendizagem aberto em que o sujeito se envolve na realização de atividades e reflete sobre o que faz, tendo espaço para pensar  por  si  mesmo  e  comparar  o  seu processo de  pensamento com  os  de  outros(as) envolvidos(as).

Vale ressaltar que o trabalho colaborativo geralmente permite alcançar objetivos qualitativamente mais ricos em conteúdo, na medida em que reúne propostas e soluções pensadas por vários(as) alunos(as) da equipe, permitindo também que os(as) estudantes aprendam a negociar ideias e a trabalhar coletivamente. Para Vigotski (1998), a colaboração  entre  alunos e alunas ajuda  a desenvolver estratégias  e habilidades gerais de soluções de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação  e comunicação.   

No contexto do ensino voltado à aprendizagem colaborativa, é importante investir em propostas de atividades que desafiem  e permitam ao(à) estudante ir além do que sabe, fazendo-o(a) buscar soluções para os problemas propostos, dando espaço para a investigação e a descoberta.

Nesse processo, é importante o(a) professor(a) se posicionar como mediador, oferecendo aos(às) alunos  oportunidades  de respostas,  caminhos e  soluções variadas  e criativas e incentivando a interação entre os(as) envolvidos(as) (VASCONCELOS & ALONSO, 2008).

A interação  é  uma  forma  de  relacionamento em  que  há trocas  e  influência mútua.  É uma ação de reciprocidade entre pessoas que pode ser direta ou indireta, quando mediatizada por algum veículo técnico de comunicação (BELLONI, 2001). As interações são mais propícias em ambientes caracterizados pela ausência de hierarquia formal, com respeito mútuo às diferenças individuais e liberdade para exposição de ideias e questionamentos.

Dessa forma, mais do que superar a distância e o tempo, o potencial das TDIC para aprendizagem colaborativa está relacionado com a concepção de que o conhecimento é socialmente construído, através de um processo de diálogo, negociação e reflexão que gera um aprofundamento na compreensão dos conteúdos apreendidos (VIGOTSKI, 1998; SUGRUE, 2000; SCHANK & CLEARY,  2013). Logo, a aprendizagem colaborativa está vinculada ao “aprender refletindo,” estratégia que ressalta a importância do processo de externalização dos pensamentos e questionamentos dos(as) alunos(as) e o compartilhamento e confrontação de ideias por meio de ferramentas de comunicação que possibilitam a construção colaborativa, a comunicação e a discussão de temas de estudo.

Que tal conhecer alguns caminhos possíveis voltados para aprendizagem colaborativa, através das tecnologias digitais de informação e comunicação?  Para isso, navegue no infográfico abaixo.

 


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