Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Potencialidades das TDIC no Ensino de Ciências

Discussão de Temas de Estudo

Uma estratégia que possibilita o "aprender refletindo" é discutir temas de estudos, usando ferramentas digitais de comunicação. Aqui, refletiremos sobre a potencialidade de duas ferramentas para o ensino de Ciências : o fórum de discussão e os blogs.

 

Fórum de Discussão

O fórum de discussão é um espaço on-line de comunicação assíncrona que possibilita a troca e diálogo tanto dos(as) estudantes com os(as) professores(as), quanto dos alunos e alunas entre si.

Esse espaço, segundo Schenatz & Borges (2013, p.798),  "pode ser utilizado para debates, discussões, construção coletiva de conceitos, esclarecimentos de dúvidas, troca de experiências e opiniões e orientações metodológicas". Para as autoras, os participantes, nessa ferramenta, podem externar suas posições e torná-las conhecidas por todos, constituindo, assim, um espaço democrático.

Fóruns exigem, daquele(a) que participa, a interpretação das ideias do outro, assim como a de sua própria revelação, por meio da linguagem escrita. Trata-se, portanto, de uma interação voltada para a compreensão do outro e de si mesmo, que só se realiza plenamente na medida em que exista vontade de se comunicar, de compartilhar e de crescer (PRADO, 2002, p. 3). Nesse sentido, a cada um, em sua diferença, é possibilitada a expressão e a produção de saberes, assim como a oportunidade de contribuir para a construção coletiva do conhecimento (SANTOS, 2003, p. 227).

Como posto, uma das grandes vantagens dos fóruns de discussão é o fato de que o(a) aluno(a) pode escolher o momento em que irá participar. Ele(a) poderá ler todas as contribuições dos(as) colegas, analisá-las e compreendê-las, para, só então, emitir parecer, apresentar alternativas, elencar sugestões, estabelecer acordos, configurando um processo de mediação não simultâneo e coparticipativo em que todos(as) os(as) participantes podem exercer a função de mediadores(as).

Essa atividade pode ser muito interessante quando lançadas questões contraditórias ou polêmicas à discussão, quando se busca compartilhar experiências e/ou quando se pretende construir ou analisar materiais de forma coletiva.

Durante essa atividade, você, como docente, deve esclarecer dúvidas quanto à dinâmica do fórum e garantir que a discussão proposta ocorra. Para isso, procure estimular os(as) estudantes para o aprofundamento teórico proposto e para que eles busquem diferentes artefatos que possam enriquecer a discussão. Ao final de cada fórum, não se esqueça de sistematizar as ideias principais construídas durante a reflexão.

 

Algumas orientações que podem ser dadas  para os alunos são:

  • elabore uma reflexão pessoal sobre o tema discutido;
  • quando pertinente, relacione sua reflexão com a teoria em estudo;
  • comente, significativamente, a contribuição dos colegas;
  • traga um questionamento novo sobre o tema discutido;
  • proponha alguma conclusão ou resumo para as reflexões anteriores;
  • traga contribuições de materiais (leituras, vídeos etc.) que possam enriquecer a discussão.


São diversos os aplicativos que podem ser utilizados como espaços de discussão com os(as) seus(suas) alunos(as). Alguns deles são o Google Grupos e o Yahoo Grupos, e até mesmo redes sociais como o Facebook. Outros portais são especializados na oferta de fóruns de discussão na internet. Alguns são gratuitos e permitem que você personalize o espaço de discussão  de acordo com as suas preferências. Busque na rede aquele que mais se adequa aos seus objetivos pedagógicos.


Ir para página anterior Ir para próxima página