Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Potencialidades das TDIC no Ensino de Ciências

Atividades que Envolvem a Colaboração e a Comunicação

Como vimos, as Tecnologias de Informação e Comunicação apresentam um grande potencial para a realização de atividades colaborativas, pois permitem que os(as) alunos(as) assumam um papel ativo no processo de construção de conhecimento.

Veja, aqui, algumas estratégias que podem ser utilizadas em suas aulas de Ciências:

 

Ferramentas de Escrita Colaborativa - Wiki

Wiki é uma ferramenta para escrita colaborativa na Web que permite ao usuário editar coletivamente documentos hipertextuais e publicá-los em tipos específicos de páginas da internet, também chamadas de Wiki. A mesma expressão, portanto, refere-se à coleção de documentos em hipertexto e ao software colaborativo usado para criá-la.

A Wiki possibilita a realização de determinados tipos de tarefas em grupo que seriam impossíveis de outra forma, já que os (as) alunos(as) passam a ser, ao mesmo tempo, autores(as), editores(as) e leitores(as). Uma vez que pressupõe, por parte do(a) usuário(a), competências como organização, reflexão e cooperação, a prática da Wiki encoraja os(as) alunos(as) a tornarem-se cocriadores(as) de conteúdo para os cursos nos quais estão envolvidos(as).

Pedrosa et al. (2005) enfatiza que, ao se eleger a Wiki como o espaço comum para colocar toda a construção colaborativa de um projeto de trabalho, constitui-se um verdadeiro repositório de conhecimento conjunto, organizado e integrador.

 

Essa prática permite uma melhor sistematização dos resultados e um aumento do espírito de comunidade de todos os participantes.

Tudo que um(a) aluno(a) necessita para ler e editar uma Wiki é um browser. Uma Wiki bastante conhecida é a Wikipedia, uma enciclopédia colaborativa on-line, que qualquer pessoa pode editar e atualizar. Enciclopédias como essa estão em desenvolvimento constante e permitem que qualquer pessoa crie um verbete ou modifique algum já existente, num trabalho cooperativo ininterrupto. Seus defensores acreditam que o fato de todos poderem modificar o conteúdo editado promove uma “revisão por iguais”, o que garante a correção de possíveis erros. Este é um assunto polêmico, assim como é polêmica a questão da autoria. O fácil acesso a textos, imagens, músicas e vídeos traz uma problemática até então inexistente para a produção cultural, mas, por outro lado, uma enorme riqueza de produções disponível para aprendermos, analisarmos, criticarmos, modificarmos, ressignificarmos.

 

 

Revista Eletrônica

Outra atividade que viabiliza a escrita colaborativa dando espaço para que o(a) aluno(a) assuma a autoria no processo educativo e construa conhecimentos é o desenvolvimento de revistas eletrônicas. Um exemplo muito interessante foi o trabalho desenvolvido pelos professores Leandro Belinaso e Mariana Brasil, da Universidade Federal de Santa Catarina, durante a disciplina Tópicos em Educação e Biologia. Nela, os(as) acadêmicos(as) do curso de Ciências Biológicas  construíram uma revista eletrônica tendo como tema a Evolução.

Quer  conhecê-la? Clique na imagem!

Caso você tenha ficado interessado(a) em desenvolver essa proposta com o seus(suas) alunos(as), há outras  revistas eletrônicas disponíveis na web que possibilitam a realização dessa atividade: Myebook, BookBuilder, e o Papyrus.  Busque esses recursos na internet, experimente-os, e escolha aquele que mais se adequa aos seus objetivos pedagógicos.

 

 


Ir para página anterior Ir para próxima página