Provavelmente você já ouviu falar de blogs, correto? Pode até mesmo acompanhar algum blog de um tema do seu interesse, ou ser autor(a) de algum. Mas você já utilizou esse recurso em suas aulas como estratégia de ensino? Conhece algumas potencialidades dos blogs para o ensino de Ciências?
O blog é um aplicativo da internet que permite a inserção de informações, também conhecidas como postagens. "As postagens são constituídas por textos, imagens, vídeos, sons e/ou links. Além disso, existe um recurso denominado 'área de comentários', que permite aos leitores e às leitoras fazerem considerações e observações sobre as informações inseridas, favorecendo a interação entre o proprietário do weblog, as pessoas que o visitam e, até mesmo, entre os próprios visitantes." (VALENTE;MATTAR, 2007; BOULOS; MARAMBA; WHEELER, 2005 apud MAIA; STRUCHINER, 2010).
Os blogs carregam um formato bem peculiar de quem os elabora. "Tratado como um artefato cultural (SHAH, 2005), o blog pode ser uma aproximação entre o texto de divulgação científica e o público em geral, dando a oportunidade do público se apropriar das notícias sobre ciência." (PORTO; MORAES, 2009). Além disso, pode ser uma ótima ferramenta para que o(a) aluno(a) exerça a autoria de textos científicos, sistematizando e socializando conteúdos estudados e abrindo espaço para diálogo com colegas.
Desse modo, os blogs no contexto escolar podem ser utilizados como recursos pedagógicos ou como estratégia pedagógica (GOMES; LOPES, 2007). Mas, qual seria a diferença entre essas duas formas de uso?
Uma das abordagens do blog como recurso pedagógico consiste na utilização de blogs “alheios”, mas que o(a) professor(a) considera como fonte de informação para ele(a) e para os seus(suas) alunos(as) na disciplina que leciona. A outra abordagem é o desenvolvimento de um blog pelo(a) próprio(a) professor(a). Nesse caso, o(a) docente pesquisa, sintetiza e comenta informações de sua área de atuação. Frequentemente, esse tipo de blog procura disponibilizar informações que acompanhem a sequência de assuntos tratados nas aulas e/ou identifique e referencie notícias e acontecimentos recentes que apresentem relações com as temáticas curriculares. Na utilização dos blogs apenas como um recurso pedagógico, o(a) aluno(a) assume uma posição relativamente passiva, limitando-se frequentemente à leitura dos posts e eventuais comentários.
Ao utilizar os blogs como estratégia pedagógica, o(a) aluno(a) desempenha um papel de autor(a) ou coautor(a) dos blogs, realizando atividades de pesquisa, seleção, análise, síntese e publicação de informação, associadas a objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Essa participação ativa mobiliza a construção de conhecimentos.
Vale ressaltar que os blogs de ciências assumem também um grande papel no processo de divulgação científica, em que o público participa do debate sobre a ciência e seu papel social, com suas opiniões, valores, expectativas ou preocupações, sendo, portanto, considerados um meio democrático de comunicação.
“Cientistas descobriram que…” - Periodicamente, a equipe de redação selecionará um artigo científico de alto impacto e fará uma tradução da linguagem acadêmica para uma linguagem simplificada, que possa ser entendida pelo leitor.
Roda de Ciência: possui 25 colaboradores e está ligado a outros 23 blogs, que discutem, a cada mês, um tema específico escolhido pelos leitores através de enquete.
ScienceBlogs - rede que reúne diversos blogs de ciências.