Neste momento, convidamos vocês a pensar um pouco sobre a relação entre território e poder – descrita pelos(as) diferentes autores(as) – a partir de dois vídeos que tratam do conceito de território, levando em conta a ligação direta entre o espaço geográfico e as diferentes formas atreladas ao poder, as transformações tecnológicas e as novas configurações territoriais.
Centennia: atlas histórico que acompanha a formação e transformação dos territórios europeus. (2012)
Closed Zone: animação sobre território e poder em Gaza. (200-)
Após assistir aos vídeos propostos, gostaríamos que vocês refletissem em relação às seguintes questões:
como trabalhar com esses vídeos em sala de aula?
os vídeos estão de acordo com a realidade espacial de seus(suas) alunos(as)?
como as TDIC inclusas na produção e exibição desses vídeos podem auxiliar em nossas práticas de ensino, em relação ao conceito de território?
que relações podemos estabelecer em nossas aulas entre as novas tecnologias e o poder?
Provavelmente, você já viu muitas notícias sobre apropriação ou ocupação do espaço geográfico por diferentes pessoas que buscam um espaço para viver. Pensando nisso, convidamos você a pesquisar a respeito de um fato relacionado à questão territorial – pode ser em jornais, revistas e na Internet – e depois procure descrever e explicar de acordo com a noção de território que discutimos até aqui.
Sua produção poderá ser socializada com outros(as) colegas docentes de Geografia. Seu(sua) professor(a) formador(a) irá auxiliá-lo(a) quanto a melhor maneira de fazer esse compartilhamento.