Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I – Lugar, Paisagem e Território

Caros(as) Cursistas,

 

Neste momento do curso, nós os(as) convidamos a navegar por alguns conceitos-chave pertinentes ao ensino e à aprendizagem de Geografia, como o lugar, a paisagem e o território.

Nas páginas a seguir constam os percursos de trabalho de cada conceito, a partir dos quais propomos reflexões, exemplos de práticas docentes, algumas socializações, atividades contemplativas e apontamentos.

Antes de iniciar sua atividade, visite cada conceito, navegue pelos conteúdos. Boa Navegação!

 

 

Lugar, Paisagem e Território

Conceitos, Tecnologias e Possibilidades

 

 

Cursistas, após assistirem ao vídeo da página anterior, gostaríamos de saber o que acharam dele. Vocês se identificaram com alguns dos anseios expostos pelos(as) professores(as)? Tais representações encaixam-se em sua realidade profissional?

Acreditamos que muitos profissionais da Geografia possuem dificuldades para compreender os conceitos de lugar, paisagem e território. Nós, professores(as), além de compreendermos esses conceitos em sua complexidade por meio de diferentes correntes teóricas, temos que levar nossos(as) estudantes a compreendê-los também. O trabalho do(a) professor(a) é realmente desafiador!

Você já parou para pensar como a relação entre a Geografia e seus conceitos está sendo modificada pelo surgimento das novas tecnologias? Refletindo a respeito do século passado, mais precisamente sobre as décadas de 1980 e 1990, colocamos as perguntas a seguir.

 

 

Como os(as) docentes trabalhavam o conceito de lugar em suas aulas?

Que instrumentos tecnológicos os(as) professores(as) utilizavam?

A integração entre saber e novas tecnologias pouco a pouco chega à escola, mas será que a escola e o corpo docente estão de fato inseridos nessa realidade?

 

A dinâmica entre a disciplina de Geografia, a pedagogia utilizada e as tecnologias deve ser pensada de modo que tenha um caráter de orientação para os(as) alunos(as). 

O desafio diário de sincronia entre os saberes prévios dos(as) estudantes e os conhecimentos escolares – considerando o contexto do(a) aluno(a) como ponto de partida ou de chegada – deve acompanhar a realidade social local de inclusão em uma cultura digital.

Para começarmos a trabalhar com os conceitos de lugar, paisagem e território como categorias primordiais para a explicação e compreensão da análise geográfica, devemos instigar nosso olhar para desvendar a natureza do mundo como o habitat da humanidade. Não pretendemos, aqui, dar aulas de Geografia sobre esses conceitos, mas articular os conhecimentos dos(as) diferentes professores(as) cursistas com suas principais estratégias de integração das TDIC em suas práticas. Nesse sentido, reconhecemos a importância de aprimorar, de maneira integrada, a prática de ensino de conteúdos específicos da Geografia com as possibilidades pedagógicas das TDIC.

 

É importante destacar que a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pode servir como recurso para interligar as experiências do cotidiano dos(as) alunos(as) ao saber geográfico. Se nos ampararmos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia para Ensino Fundamental - Séries Finais (PCN), encontraremos a menção de como é importante que os(as) estudantes tenham os recursos tecnológicos como alternativa possível para a realização de determinadas atividades.

 

Nós, como professores(as) de Geografia do Ensino Fundamental, temos conhecimentos sobre os conceitos geográficos para compreender o espaço social em suas inter-relações, o que é requisito para a análise dos fenômenos estudados.

Mas não se deve pensar em conceito como algo pronto e acabado, apenas para a memorização, pois os conceitos estão em constante construção. Por esse viés, necessitamos estar atentos para como as tecnologias podem amparar ou mediar a consolidação dos objetivos propostos em nossas aulas. Desse modo, evitamos que os conceitos sejam compreendidos de forma dissociada da realidade e, assim, desprovidos de significado.

Gostaríamos que vocês compartilhassem dessa ideia conosco, que pensassem sobre as práticas que iremos relatar e, a partir disso, repensassem suas atividades escolares.

Agora, convidamos vocês para continuarmos a refletir sobre o ensino e a aprendizagem de Geografia permeados pela Cultura Digital.

Vamos lá!


Ir para página anterior Ir para próxima página