Iniciaremos nossa conversa falando sobre o conceito de lugar. O lugar pode ser entendido como a parte do espaço geográfico efetivamente apropriada para a vida, onde se desenvolvem as atividades do cotidiano, é o espaço vivido que é familiar ao indivíduo. No ensino de Geografia, a categoria lugar possibilita ao(à) professor(a) diferentes formas e olhares para o seu estudo, uma vez que, ao mesmo tempo em que define o espaço local, está relacionada ao espaço mundializado.
Quando pensamos na concepção teórica e conceitual de lugar e sua evolução científica, acreditamos que as especificidades dos diferentes lugares estão permeadas pela inclusão de diferentes tecnologias, suscitando diminuições dos espaços, demandas de novos saberes e relações de poder.
Essas transformações são elementos determinantes na questão do estudo do espaço geográfico. Não estamos minimizando ou excluindo a possibilidade de alguns lugares ainda possuírem suas características entendidas como originais ou serem transformados de maneira vagarosa, mas sim queremos pensar o quanto as TDIC estão influenciando as reconfigurações de espaços, culturas e valores em grande parte das nações mundiais. Essas influências podem ser entendidas como positivas, negativas ou mesmo ambíguas, conforme diferentes concepções e correntes filosóficas.