Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I – Lugar, Paisagem e Território

TDIC e o Conceito de Lugar: um Olhar para a Sala de Aula

Conceitualizar lugar geograficamente em sala de aula não é necessariamente empolgante para nossas turmas, mas, se pensarmos no amparo didático oferecido pela abordagem tecnológica digital, tal perspectiva pode mudar. Na busca por um meio para dialogarmos com nossos(as) estudantes sobre o conceito de lugar, pensamos aqui em utilizar a música como disparador para uma proposta de atividade em sala. Falar sobre música em aula não parece nada novo, mas diferentes apropriações das TDIC nos permitem novos vislumbres sobre esses usos.

Caro(a) cursista, mesmo sabendo que a preferência musical é uma característica muito pessoal, convidamos você a escutar as músicas que selecionamos para fomentar a reflexão sobre o conceito de lugar.

 

 

 

No vídeo da música One Love, de Bob Marley, interpretada por músicos de diferentes lugares do planeta, é importante percebermos como o conceito de lugar aparece de várias formas. Esse vídeo foi realizado através de uma iniciativa do Playing for Change (Tocando pela Mudança), projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais. 

Como poderíamos trabalhar isso com nossos(as) alunos(as)?

Acreditamos que cada professor(a) de Geografia conheça alguma música através da qual consideraria mais apropriado trabalhar o conceito de lugar com suas turmas. Nossa intenção, ao convidá-los(as) a escutar tais músicas, é propiciar um momento de reflexão, gerador de ideias, uma criação de possibilidades das quais vocês, cursistas, possam futuramente se apropriar.

 

Atualmente, dentro do campo das TDIC, o acesso a recursos midiáticos – que em sua composição ofertam a audição musical – está cada vez mais presente na realidade de nossos(as) estudantes e professores(as).

A música faz parte da expressão cultural histórica, sendo anterior à escrita. Mas, será que a estamos utilizando em sala de aula como forma de aprendizado?

Como meio problematizador, a música pode ser considerada uma tecnologia?


Ir para página anterior Ir para próxima página