Muitas vezes, imaginamos que as tecnologias estão distantes de nossa realidade didática, e não percebemos que o acesso orientado a uma música presente em determinado canal digital é uma forma de inclusão da tecnologia no ensino. Um(a) aluno(a) que pesquisa uma música, ouve-a como tarefa e traz seus apontamentos para a sala de aula, ou seja, que utiliza esse recurso de forma didática, já está, em parte, inserido(a) em uma formação educacional com o uso das TDIC.
As tecnologias fornecem-nos novos espaços de aprendizagem e outras possibilidades de narrativas enquanto auxiliam o desenvolvimento de processos de construção do conhecimento com pensamento reflexivo e consciência crítica. O uso das ferramentas computacionais e a construção de ambientes de aprendizagem virtuais podem potencializar a relação entre as pessoas e os objetos do conhecimento.
Após ouvir músicas, assistir a videoclipes, navegar em sites que exemplificam algumas práticas, sugerem outras ou apenas descrevem parte de seus trabalhos acadêmicos, percebemos que a música pode ser utilizada como início, meio ou fim para o estudo do lugar. Tanto o lugar quanto a música possuem características locais, presentes e pertencentes a processos históricos e culturais. Na relação de escala geográfica, a música também nos fornece indicadores de estudos locais, regionais, nacionais e globais, pertencentes a diferentes lugares e territórios.
E você, já utilizou músicas em suas aulas?
Vamos refletir um pouco sobre nossa proposta: se você, docente de Geografia, fosse trabalhar o conceito de lugar com sua turma, qual música utilizaria? Pense em qual música representa a realidade espacial de sua escola. Como você abordaria pedagogicamente essa atividade? Por quê? Qual recurso tecnológico utilizaria? De que forma?
Hora de compartilhar
Após a reflexão, compartilhe suas respostas com os(as) demais colegas (descrevendo a música, o local e como realizaria a atividade) para que possamos ver as semelhanças e diferenças nos diversos lugares desse nosso Brasil. Na medida do possível, dê uma olhada nas diferentes propostas que foram compartilhadas pelos(as) demais cursistas. Seu(sua) formador(a) irá auxiliá-lo(a) quanto à melhor maneira de encaminhar esse compartilhamento.