Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I – Lugar, Paisagem e Território

Sugestão de Atividade 1: Desafios das TDIC no Ensino de Geografia

 

Caros(as) cursistas, propomos realizar essa primeira atividade em três momentos. Sugerimos que leia cada uma delas para compreender a sequência que estamos propondo. Boa leitura!

 

Primeiro Momento

Propomos neste momento realizar uma atividade de leitura, reflexão e diálogos pertinentes. Indicamos dois textos, o primeiro de Helena Copetti Callai: O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e do pertencimento, que aborda a pesquisa e a identidade do lugar. O segundo texto, de autoria de Arthur Breno Stürmer, relata as dificuldades de utilização das TDIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Logo após a leitura, retomaremos o vínculo entre o conceito de lugar e as TDIC.

 

Segundo Momento

Esperamos que tenham realizado uma leitura satisfatória e questionadora dos textos. Refletindo, percebemos que Callai é impositiva na questão da pesquisa e construção da identidade local. Já no texto de Stürmer, observamos um relato prático na descrição de como é difícil e árduo utilizar as TDIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global.

Tentando unir as falas dos textos que sugerimos, acreditamos que a leitura do lugar, o reconhecimento do que existe, é um passo para a compreensão da realidade. É durante a pesquisa que o(a) estudante aprende, pois ao investigar e ler o mundo podemos iniciar uma construção de pertencimento e identidade. A partir dessa perspectiva, questionamos: como poderíamos estudar o local, o lugar, o pertencimento utilizando as tecnologias no ensino de Geografia?

Defendemos a mesma ideologia que Helena Callai em nossa proposta de introdução ou inclusão das TDIC no ensino de Geografia, quando a autora afirma que o mundo da vida tem que adentrar a escola. A questão tratada por Callai consiste no conhecimento, por parte dos(as) estudantes, do lugar onde vivem, e na familiaridade com o espaço para nele poder agir, intervir, manifestar-se. É importante reconhecer nos lugares os resultados materializados de suas formas de organização, identificar neles uma concepção de espaços territorizados que fazem parte da vida das pessoas. O espaço é um território vivo. 

Como poderíamos buscar compreensões desse território vivo utilizando as tecnologias em nossas práticas geográficas?

 

Segundo Stürmer, os resultados revelaram que o ensino de Geografia convive com três desafios: as ações específicas dos(as) docentes; a incorporação das TDIC ao cotidiano das aulas; e, o mais complexo deles, a utilização das TDIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global.

Terceiro Momento 

Para continuar nossa imersão no conceito de lugar, adentraremos na questão visual do ensino e da aprendizagem, por meio da qual é possível desenvolver uma abordagem didática sobre esse conceito com nossos(as) estudantes. Pensando nisso, convidamos você a ver o trabalho do fotógrafo James Mollison sobre o cotidiano de distintas crianças e sua realidade social – ao menos a de seu lar e a acessar, também, a página d´O Blog Voador para mais detalhes sobre esse projeto.

 

Neste ponto, em que já discutimos um pouco sobre as concepções de lugar, propomos a você descrever como as fotografias vistas podem ser um recurso imagético para trabalhar esse conceito em sala de aula. Para tal, perguntamos:

  • como você, cursista, trabalharia em sua aula as imagens das crianças fotografadas por James Mollison para desenvolver o conceito de lugar? 

Caso seja sua realidade, procure pensar também em como trabalhar com estudantes com necessidades especiais, relatando sua experiência.

Seu(sua) formador(a) irá lhe indicar a melhor forma de realizar esse compartilhamento. 

Desejamos que você e seus(suas) colegas aproveitem a discussão que propusemos sobre o conceito de lugar e sobre algumas formas de utilização da TDIC nas práticas escolares. Acreditamos que, ao reconhecer o lugar em que vive, o(a) estudante compreende sua história, sua identidade e pode se reconhecer como cidadã(o) pertencente àquele espaço. Isso é importante para que ele(a) reflita sobre outros espaços e, ainda, para que aprendizagens e conhecimentos possam ser construídos com relações significativas. O lugar está associado ao sentimento de pertencimento a determinado espaço, de identificação pessoal de cada indivíduo, e possui íntima relação com os aspectos culturais que marcam cada sociedade. Adiantamos que a conceitualização de lugar até aqui apresentada será fundamental para desenvolver a prática didática que apresentaremos adiante.

Quer saber mais? Clique aqui!

 


Ir para página anterior Ir para próxima página