Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I – Lugar, Paisagem e Território

Para Finalizar

 

Caros(as) cursistas, esperamos que nossa discussão subsidie novas perspectivas de ensino, nas quais a abordagem do lugar não seja distanciada da realidade dos(as) estudantes e, para isso, podemos nos valer de vivências musicais que incluem as tecnologias ao nosso alcance.

A compreensão de lugar é fundamental na Geografia para que o homem reconheça este espaço como seu local de vivência e estabelecimento de suas relações sociais. Trata-se de um conceito que remete à reflexão sobre as relações do homem com seu mundo, sua existência, que se manifesta através do que acontece no seu cotidiano. Para Rosselvelt Santos (1999), o lugar é a expressão das relações que emergem do vivido. 

"[...] o lugar é geral e particular das relações sociais de produção e como tal pode indicar as diferentes formas de expressão dos fenômenos sociais, as formas desiguais de reprodução da sociedade devem ser interpretadas para além das perspectivas economicistas e evolucionistas. Para serem profundas, devem considerar o movimento que reproduz as contradições que integram e opõem diferentes sociedades." (SANTOS, 1999, p. 118).

 

 

O lugar é o espaço onde se desenvolve a vida e se materializam as interações, ou seja, onde emergem experiências, culturas, relações pessoais e afetivas. Estudar o lugar remete a pessoa a sua realidade geográfica, ao ambiente que lhe é significativo e que faz parte de sua história.

Estudar o lugar possibilita aos(às) professores(as) de Geografia explorar o espaço de vivência dos(as) aluno(as), seu mundo real, que é formado por elementos naturais e humanos. Essa compreensão deve estar associada à ideia de que esse lugar é resultado de uma construção histórica que resultou na identidade desse espaço, onde é possível identificar laços afetivos, pessoas e paisagens que dão significado próprio a esse lugar. “Compreender o lugar em que vive, permite ao sujeito conhecer a sua história e conseguir entender as coisas que ali acontecem” (HEMPE, 2011, p. 2).

O lugar como categoria de análise pressupõe que se considere o espaço geográfico em outras dimensões, principalmente em razão de que vivemos num mundo globalizado, onde a lógica temporal e espacial local, regional e global assume diferentes possibilidades. O lugar, na atualidade, pode ser entendido como “o ponto de encontro de lógicas que trabalham em diferentes escalas, reveladoras de níveis diversos, e às vezes contrastantes, na busca da eficácia e do lucro, no uso de tecnologias do capital e do trabalho." (SANTOS, 1994, p. 19).

Bons estudos!


Ir para página anterior Ir para próxima página