Neste tópico, continuaremos o diálogo entre as imagens fotográficas, o ensino de Geografia e o uso das TDIC. Na animação, você viu uma prática com a participação de estudantes na produção de uma coletânea de imagens em foto-sequência (imagem sequencial). A partir disso, discutiremos sobre a construção de conceitos e sobre os processos educativos na Geografia escolar. Essa metodologia participativa demonstra a potencialidade do uso de imagens sequenciais quando trabalhadas em conjunto com a informação geográfica, no contexto escolar.
Acreditamos que um dos desafios da educação na atualidade seja a busca por um processo de ensino e aprendizagem dialógico, superando uma relação fechada entre o(a) professor(a) e o conhecimento. Outro desafio nesse processo educacional é saber utilizar as variedades de recursos tecnológicos relacionados às imagens de forma interativa, sem abordar um processo cognitivo único.
Ao analisar uma imagem ou sua mensagem, devemos pensar em nosso “foco”, no que queremos “ver”, ou melhor, em nosso papel como receptores(as) dessa mensagem. É evidente que a interpretação aqui pretendida deverá estar voltada a um contexto de emissão e recepção da mensagem visual, buscando verificações de interpretação, através de suas intenções, no âmbito da Geografia.
Os mapas, as cartas, as paisagens e os vídeos, entre outras formas de comunicação visual, possuem a função de dar suporte ao entendimento do espaço geográfico, mas nem sempre a imagem que ampara a análise do espaço é pertinente ao estudo em questão.