ANDRADE, M. C. A questão do território no Brasil. São Paulo: Hucitec; Recife: IPESP, 1995.
BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: um esboço metodológico. Revista IGEOG/USP, São Paulo: USP, n. 13, 1971. Caderno de ciências da terra.
BOB Marley cantado desde diferentes países: It's time for the world to unite as a human race (One Love). Publicado em 1 jan. 2011 por Roberto Pareja. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-0JsR-RI7pc>. Acesso em: 8 mai. 2015.
BRASIL. I3GEO. Software livre para criação de mapas e geoprocessamento. Disponível em: <http://mapas.mma.gov.br/i3geo/mma/openlayers.htm?ggseht8n3370qll49tbuoqnse5>. Acesso em: 11 mai. 2015.
________.Ministério da Educação e Cultura. Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável. Música embala o ensino da Geografia. Stela Rosa entrevista Zélia Guedes. 2008. Disponível em: <http://mulheresmil.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1303%3Amusica-embala-o-ensino-da-geografia&catid=106%3Acentral-de-entrevistas&Itemid=237&lang=br>. Acesso em: 26 nov. 2014.
______. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Geografia. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf>. Acesso em: 8 mai. 2015.
__________. Ministério do Meio Ambiente. Mapas temáticos. Software. Disponível em: <http://mapas.mma.gov.br/mapas/aplic/tme/>. Acesso em: 11 mai. 2015.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASILEIRO, F. A internet não é a aldeia global de McLuhan, dizem especialistas. UnBCiência, Brasília: Universidade de Brasília, 11 nov. 2011. Disponível em: <http://www.unbciencia.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=350%3Aespecialistas-discutem-o-conceito-de-aldeia-global&catid=22%3Acomunicacao&Itemid=1>. Acesso em: 27 nov. 2014.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000. p. 83-134.
______. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8., Coimbra, 2014. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2014.
______. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
______. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
CARLOS, A. F. A. O Lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CAVALCANTI, L. S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 185-207, mai./ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a04v2566.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2014.
CENTENNIA: historical atlas (Atlas Histórico). Centennia Software, Conanicut Island, USA. Publicado em 17 mai. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uQf-PZWFMzY>. Acesso em: 8 mai. 2015.
CLAVAL, P. Epistemologia da geografia. Florianópolis: EDUFSC, 2011.
CRUZ, A. Meu lugar. In: ______. Batuques do meu lugar. Brasil. 2012. Faixa 13. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K7KpgDc2YLQ>. Acesso em: 8 mai. 2015.
DAIANE. Ensaio fotográfico mostra onde dormem algumas crianças ao redor do mundo. O Blog Voador, 29 jul. 2013. Disponível em: <http://www.oblogvoador.com.br/ensaio-fotografico-mostra-onde-dormem-algumas-criancas-ao-redor-do-mundo/>. Acesso em: 26 nov. 2014.
DELEUZE, G. A imagem-tempo. Tradução de Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.
DEVIR. In: WIKIPEDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Devir>. Acesso em: 11 mai. 2015.
FELDKIRCHER, G. F.; FENSKE, E. K. (Ed.). Templo Cultural Delfos. 2014. Disponível em: <http://www.elfikurten.com.br/2011/04/milton-santos-o-aspecto-humano-da.html>. Acesso em: 27 nov. 2014.
FERNANDES, A. M. O lugar e o som: estudo geográfico da "música guarani" - reflexões a partir do ensino. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2012. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-geografia/dissertacoes/Anedmafer%20Mattos%20Fernandes.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2014.
FERREIRA, R. E. A música na sala de aula – Geografia. [2009?]. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/professorfabio/a-msica-na-sala-de-aula-geografia-e-histria>. Acesso em: 26 nov. 2014.
FRANCISCO, W. C. Músicas para aulas de Geografia. Canal do Educador, Brasil, 2014. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/musicas-para-aulas-geografia.htm>. Acesso em: 26 nov. 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEOGUESSR. Disponível em: <https://geoguessr.com/world/play>. Acesso em: 27 nov. 2014.
GEONETWORK Opensource. Ambiente padronizado e descentralizado para a gestão de informação espacial. Open Source Geospatial Foundation, 2015. Disponível em:<http://mapas.mma.gov.br/geonetwork/srv/br/main.home>. Acesso em: 11 mai. 2015.
GODOMAN, Yoni. Closed Zone. Produção de Gisha: Legal Center for Freedom of Movement, 2005 - . [200-]. 97 segundos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9aJZGl15awE>. Acesso em: 8 mai. 2015.
GODOY, P. R. T. (Org.). História do Pensamento Geográfico e Epistemologia em Geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: <http://www.geoplan.net.br/material_didatico/livro%20HISTORIA%20DO%20PENSAMENTO%20GEOGR%C3%81FICO%20E%20EPISTEMOLOGIA%20EM%20GEOGRAFIA[1].pdf>. Acesso em: 8 mai. 2015.
GOOGLE Earth. 2015. Disponível em: <http://www.google.com.br/intl/pt-PT/earth/>. Acesso em: 8 mai. 2015.
GOOGLE Maps. 2015. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps>. Acesso em: 8 mai. 2015.
HAESBAERT, R. Da Desterritorialização e Multiterritorialidade. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL – ANPUR, 9., Rio de Janeiro, 2001. Anais... Rio de Janeiro: ANPUR, 2001. v. 9. Disponível em: <http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/2314>. Acesso em: 14 dez. 2014.
______. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no nordeste. Niterói: EdUFF, 1997.
HEMPE, C. Lugar: diferentes significados. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 16., Santa Cruz, out. 2011. Anais... Santa Cruz: Unicruz (Universidade do Desenvolvimento Regional), 2011. Disponível em: <http://www.unicruz.edu.br/seminario/artigos/humanas/LUGAR%20DIFERENTES%20SIGNIFICADOS.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2014.
INSTITUTO de Estudos Brasileiros da Unviversidade de São Paulo (IEB). Milton Santos. 2011. Disponível em: <http://miltonsantos.com.br/site/acervo-do-ieb/>. Acesso em: 27 nov. 2014.
JESUS, M. C. S. A música como estratégia didática no ensino de Geografia. Portal Educação, 12 dez. 2012. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/23797/a-musica-como-estrategia-didatica-no-ensino-de-geografia?_kt=8494173369&gclid=CLTK5ZDcjLoCFQyZ4AodU0UAeQ>. Acesso em: 26 nov. 2014.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1996.
JORGE, S.; MOURA, G.; JOVINIANO, J. Brasis. Rio de Janeiro: BMG Brasil, (C) 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?t=101&v=HUX3jue8XRo. Acesso em: 8 mai. 2015.
LENZI, L. H. C. et al. (Org.). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: NUP, 2006, 299 p. (Coleção Cadernos CED).
LIMA, J. D. A.; FILHO, I. C. C. O Conceito de Aldeia Global de McLuhan Aplicado ao Webjornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 22., Curitiba, PR, 2009. Resumos… Curitiba: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1816-1.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2014.
LIMA, S. T. Geografia e literatura: alguns pontos sobre a percepção da paisagem. GEOSUL, Florianópolis, v. 15, n. 30, p. 7-33, 2000. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/14190>. Acesso em: 5 dez. 2014.
LUND, Katia. Crianças invisíveis: Bilú e João. Publicado em 25 ago. 2013. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=iSLiRloiiKI>. Acesso em: 8 mai. 2015.
MARCOLINI, B. Humboldt, um visionário. Ciência Hoje On-line, Notícias – História da Ciência e Epistemologia, 5 mai. 2009. Atualizado em 14 out. 2009. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia-da-ciencia-e-epistemologia/humboldt-um-visionario/?searchterm=Humboldt,%20um%20vision%C3%A1rio>. Acesso em: 27 nov. 2014.
MAUAD, A. M. As imagens que educam e instruem: usos e funções das ilustrações nos livros didáticos de história. In: DIAS, M.; STAMATTO, I. O Livro didático de história: políticas, educacionais, pesquisas e ensino. Natal: Ed. UFRN, 2007.
METAMORFOSE Digital. 40 mapas que irão ajudá-lo a entender melhor o mundo. Ago. 2013. Disponível em: <http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=29149#ixzz2jA6gMFNU>. Acesso em: 27 nov. 2014.
MOLLISON, J. Where children sleep. Fotografias. Disponível em: <http://jamesmollison.com/books/where-children-sleep/>. Acesso em: 27 nov. 2014.
MOTA, Mauro. A geografia na literatura. In: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Mauro Mota: Textos Escolhidos. Rio de Janeiro: ABL, [20--]. Publicado originalmente em Geografia Literária, 1961. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl_e4w/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=533&sid=265>. Acesso em: 27 nov. 2014.
NATURALISMO. O que é naturalismo, características, resumo, representantes, naturalismo no Brasil, obras e livros naturalistas. In: SUA PESQUISA. 2004 – 2013. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/naturalismo.htm>. Acesso em: 27 nov. 2014.
NUNES, H. Novas tecnologias e paisagem: poéticas do não perceptível. [20--]. Disponível em: <http://www.dedalu.art.br/artigos/200503.php>. Acesso em: 29 out. 2014.
OLIVEIRA, J. G. R. Músicas: letras de músicas para o ensino de geografia. In: _____________. Ensino de Geografia – Reflexão Teórica e Didática. Brasil, 2012. Disponível em: <http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/p/musicas.html>. Acesso em: 26 nov. 2014.
OLIVEIRA, J. G. R.; SANTOS, J. C.; PIMENTEL, A. R. A utilização da música no processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental. In: OLIVEIRA, J. G. R. Ensino de Geografia – Reflexão Teórica e Didática. Brasil, nov. 2010. Disponível em: <http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/p/musicas.html>. Acesso em: 26 nov. 2014.
OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Pró-Posições: Revista Quadrimestral da faculdade de Educação, Campinas, v. 20, n. 3, p. 17-28, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072009000300002&script=sci_arttext>. Acesso em: 11 mai. 2015.
PAISAGEM. In: DICIONÁRIO do Aurélio On-Line. 2008- . Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/paisagem>. Acesso em: 27 nov. 2014.
PLAYING For Changing Foundation. Disponível em: <http://playingforchange.org/>. Acesso em: 26 nov. 2014.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993. Disponível em: <http://www.univale.br/cursos/tipos/pos-graduacao_strictu_sensu/mestrado_em_gestao_integrada_do_territorio/_downloads/por_uma_geografia_do_poder-claude_raffestin.pdf>. Acesso em: 8 mai. 2015.
RIBEIRO, L. P.; ARDILA, A. M.; GÓIS, M. Oficina: Metodologias Visuais Aplicadas à Pesquisa dos Espaços Públicos. Ministrada por: Grupo Território e Cidadania, UFRJ. 04 a 06 maio 2011, UFSC, Florianópolis.
RIBEIRO, R. S. Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9° ano do Ensino Fundamental de Geografia. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/122679/323924.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 14 dez. 2014.
ROMANTISMO. Romantismo no Brasil, literatura, música, teatro, arte romântica, literatura romântica no Brasil, música no Brasil, teatro romântico, resumo, características. In: SUA PESQUISA. 2004-2012. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm>. Acesso em: 27 nov. 2014.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
______. Metamorfoses do espaço habitado. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
______. O papel ativo da Geografia: um manifesto. Revista Território, Rio de Janeiro, ano V, n. 9, p. 103-109, jul./dez. 2000. Disponível em: <http://www.revistaterritorio.com.br/pdf/09_7_santos.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2015.
______. Uma necessidade epistemológica: a distinção entre paisagem e espaço. In: ______. A Natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 103-110. Disponível em: <http://cosmopista.files.wordpress.com/2008/08/santos_a-distincao-entre-paisagem-e-espaco.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2014.
SANTOS, R. J. Pesquisa Empírica e Trabalho de Campo: algumas questões acerca do conhecimento geográfico. Revista Sociedade & Natureza, n. 11, p. 111-125, jan./dez. 1999. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/28483/pdf_113>. Acesso em: 8 mai. 2015.
SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p. 12-74.
SEEMANN, J. Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: o geógrafo, de Vermeer. Pró-Posições, Campinas, v. 20, n. 3, p. 30-43, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 mai. 2015.
SONTAG, S. Ensaios sobre fotografia. Tradução de Joaquim Paiva. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.
SOUZA, M. J. L. O território: sobre espaço e poder. Autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 77-116.
STÜRMER, A. B. As TIC’S Nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 3-12, ago./dez. 2011, Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/seer/index.php/geosaberes/article/viewFile/92/pdf100>. Acesso em: 14 dez. 2014.
TAVARES, M. A música na Geografia. In: ______. Geografia e tal. Maringá, out. 2009. Disponível em: <http://geografiaetal.blogspot.com.br/2009/10/musica-na-geografia.html>. Acesso em: 26 nov. 2014.
TERESINA. Secretaria Municipal da Educação (SEMEC). Geografia do Gonzagão envolve música e arte no processo ensino-aprendizagem. Teresina, PI, 19 maio 2013. Disponível em: <http://www.semec.pi.gov.br/Normal/Geografia-do-Gonzagao-envolve-musica-e-arte-no-processo-ensino-aprendizagem.html>. Acesso em: 26 nov. 2014.
TRAVASSOS, L. E. P. A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 1, n. 2, 2001. Disponível em: <http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/fotografia.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2014.
TUAN, Y. F. Sight and Pictures. Geographical Review, v. 69, p. 413-422, 1979.
______. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
VELOSO, C. Haiti. In: ______. Fina Estampa ao Vivo. Brasil. 1996. Faixa 5. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EDB2nZSbkLg>. Acesso em: 8 mai. 2015.
WEISCH, F. G. Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland ao pé do Chimborazo. 1810. Óleo sobre tela. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia-da-ciencia-e-epistemologia/humboldt-um-visionario/?searchterm=Humboldt,%20um%20vision%C3%A1rio>. Acesso em: 12 mai. 2015.
WOO, John. Song Song and little cat. (Song Song e a pequena gatinha). Publicado em 2 dez. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xrmTYfpDXt8>. Acesso em: 8 mai. 2015.
Nota: as imagens sem indicação de fonte foram todas produzidas pela Equipe de Criação e Desenvolvimento.