Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II – O Olhar do(a) Professor(a) Cursista para seu Próprio Cotidiano

O Olhar do(a) Professor(a) Cursista para seu próprio Cotidiano

Trabalhando com Imagens Fotográficas

 

Olá, cursistas! Neste tópico, estudaremos os três conceitos geográficos já vistos, sob a perspectiva do ensino de Geografia permeado pelas imagens. Antes, porém, convidamos vocês a refletir sobre as seguintes questões.

 

 

 

Você já pensou em quantas mudanças seu estilo de vida sofreu na última década?

Somos realmente uma sociedade deAldeias Globaisem uma cultura digital?

 

As tecnologias digitais e as imagens ganham espaços conjuntamente?

 

 

 

 

A todo momento, as TDIC aprimoram-se, modificam-se e demandam novos conhecimentos e formas de acesso. Grande parte dessa evolução tecnológica está presente no dia a dia de nossos(as) alunos(as) da Educação Básica. O dinamismo da informação e do conhecimento gera muitos questionamentos no âmbito da educação, e no ensino de Geografia isso não é diferente. Um desafio para esse ensino, por exemplo, é entender como as TDIC podem subsidiar os conhecimentos geográficos sobre as diferentes escalas geográficas.

Sabemos que a utilização das TDIC no âmbito escolar depara-se com obstáculos em relação a equipamentos, operações, acessos e construção do saber. Mesmo assim, o computador, a Web e as redes sociais representam alternativas para suprir demandas atuais que outros recursos didáticos não conseguem suprir.

 

O diálogo entre professores(as) e TDIC ainda está em processo de consolidação, e a inclusão dessas tecnologias na escola não representa a solução dos problemas da educação geográfica, mas sim ações com novas concepções de ensino, que contemplam múltiplos processos de educação, com novos ambientes escolares e novas possibilidades de organização das atividades educativas.

Novas técnicas produzem novas tecnologias, novas tecnologias ampliam o movimento de mercadorias, informações, pessoas, bens de consumo, conhecimentos. A Geografia, com “o espaço” como objeto de estudo, é parte resultante dessas relações dinâmicas e de múltiplas interações globais.

 

 

 

 


Ir para página anterior Ir para próxima página