Olá, cursistas! Neste tópico, estudaremos os três conceitos geográficos já vistos, sob a perspectiva do ensino de Geografia permeado pelas imagens. Antes, porém, convidamos vocês a refletir sobre as seguintes questões.
A todo momento, as TDIC aprimoram-se, modificam-se e demandam novos conhecimentos e formas de acesso. Grande parte dessa evolução tecnológica está presente no dia a dia de nossos(as) alunos(as) da Educação Básica. O dinamismo da informação e do conhecimento gera muitos questionamentos no âmbito da educação, e no ensino de Geografia isso não é diferente. Um desafio para esse ensino, por exemplo, é entender como as TDIC podem subsidiar os conhecimentos geográficos sobre as diferentes escalas geográficas.
Sabemos que a utilização das TDIC no âmbito escolar depara-se com obstáculos em relação a equipamentos, operações, acessos e construção do saber. Mesmo assim, o computador, a Web e as redes sociais representam alternativas para suprir demandas atuais que outros recursos didáticos não conseguem suprir.
O diálogo entre professores(as) e TDIC ainda está em processo de consolidação, e a inclusão dessas tecnologias na escola não representa a solução dos problemas da educação geográfica, mas sim ações com novas concepções de ensino, que contemplam múltiplos processos de educação, com novos ambientes escolares e novas possibilidades de organização das atividades educativas.
Novas técnicas produzem novas tecnologias, novas tecnologias ampliam o movimento de mercadorias, informações, pessoas, bens de consumo, conhecimentos. A Geografia, com “o espaço” como objeto de estudo, é parte resultante dessas relações dinâmicas e de múltiplas interações globais.