Nesse movimento de acesso à informação por meio de recursos digitais móveis, as imagens estão cada vez mais presentes no cotidiano de nossos(as) estudantes, que de receptores(as) passaram a potenciais produtores(as) de imagens.
Nessa proposta de estudo, temos como objetivos: apresentar a Geografia como um campo intimamente vinculado à produção de imagens do mundo e discutir os principais elementos envolvidos na interpretação e produção de imagens a partir de uma abordagem geográfica atrelada a um mundo na Cultura Digital.
Interessar-se pela imagem é também buscar conhecimento sobre nossas diferentes relações com o espaço, é compreender como evoluímos, como já planejamos o passado e o futuro. Ler imagens é ter a capacidade de interpretar o espaço geográfico. É importante esclarecer que nossa concepção de imagem está voltada para algo representativo, como dito na citação a seguir.
"Representar, aqui, está no sentido de estar-no-lugar-de e não de ser-o-mesmo-que. No entanto, notadamente no que se refere às fotografias, aos filmes e às obras televisivas, esta distinção é quase sempre apagada, um sentido tornando-se o outro, o "não é" tornando-se "é"." (OLIVEIRA JR., 2009, p. 21).
A realidade em que vivemos está cercada por imagens. Em redes sociais, sites, filmes, vídeoclipes, games, televisão, cinema, dentre tantos outros ramos da mídia, o contato com as imagens é quase “natural”. Mas, como instrumentalizar essas mensagens no âmbito geográfico? Ao olhar uma imagem, já estamos escolhendo, pesquisando e interpretando. Essas ações são relativas ao apreender. Compreender a significação de uma imagem é buscar referencias socioculturais para explicar as associações de elementos visíveis em um espaço em recorte.