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Tópico II – O Olhar do(a) Professor(a) Cursista para seu Próprio Cotidiano

Sugestão de Atividade 3: Nosso Olhar, Nosso Cotidiano e Nosso Espaço

Agora que já dialogamos sobre os conceitos de lugar, paisagem e território e compreendemos que, do ponto de vista geográfico, eles são imprescindíveis para a leitura do mundo e para a compreensão de diferentes espaços, elaboramos uma atividade que propõe direcionar nosso olhar à paisagem local, ao lugar em que se encontram inseridas as diferentes manifestações da natureza e ao território que ocupamos. Os objetivos são reconhecer os modos por meio dos quais os diferentes grupos sociais apropriam-se da natureza e a transformam e, assim, identificar as diferentes relações de trabalho e hábitos cotidianos.

 

Agora, convidamos você escolher um dos conceitos que já estudamos.

 

 

 

Nesta proposta – ao utilizar as TDIC e imagens fotográficas –, buscamos uma Geografia que não se limite a pensar dentro dos pressupostos cartesianos, mas que busque a construção da linguagem geográfica em diferentes contextos, pensando o espaço a partir de uma leitura que envolve a razão, os sentidos e a emoção.

Para dar conta dessa tarefa, é preciso educar os olhos a fim de construir novas experiências de percepção sobre o mundo que nos cerca. Ao tirar uma foto de um determinado espaço, fazemos um recorte a partir do que sentimos e vemos. Cada um(a) escolhe um enquadramento para fotografar e expor aquilo que julga ser importante para socializar naquele momento. O olhar crítico dá sentido à imagem que está sendo projetada e pretende passar uma informação acerca de um conceito geográfico. A partir dessas considerações, é hora de você, docente cursista, exercer o olhar crítico através de imagens fotográficas. Mas, para isso, você precisa selecionar um lugar/espaço que será fotografado. A seleção dependerá do conceito que você tenha escolhido para tal atividade. As etapas de planejamento e execução desta proposta devem ser orientadas por um olhar investigativo sobre a aparente naturalidade do que está sendo observado e analisado.

O desafio de produzir imagens fotográficas do cotidiano instiga-nos à leitura da realidade próxima que, muitas vezes, não paramos para observar. O objetivo, portanto, é que você, professor(a) cursista, seja desafiado(a) a olhar, analisar, entender e reconhecer o espaço em que vive, percebendo sua história, seu movimento, sua cultura e sua dinâmica.


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