A aparente normalidade dos arranjos socioespaciais exige do(a) observador(a)/pesquisador(a) um olhar mais profundo e atento aos conteúdos geográficos implícitos. Nesse sentido, temos a possibilidade de um diálogo em que buscamos ver as formas, os processos e os acontecimentos para interagirmos naquele espaço que nos é mais próximo, que é nosso espaço vivido. Pretende-se, ao utilizar esses recursos, que a Geografia amplie seu instrumental para a compreensão das relações espaciais, considerando valores fundamentados na percepção e no significado da paisagem vivida.
"A primeira visão que um geógrafo tem de uma paisagem é a mesma de todos os homens: uma impressão global com seu cortejo de sentimentos e emoções, de elementos subjetivos, se preferirem. Como todo mundo, ele é sensível às formas e cores, aos perfumes e sons. O que lhe é peculiar é uma maior aptidão a dissociar os elementos do quadro, a fixar a significação de cada um de seus traços evocando analogias longínquas, a descobrir o mecanismo da sua ligação, a torná-lo inteligível." (SORRE, [s.d.] apud MOTA, 1961).
Para a realização dessa atividade, após ter definido qual categoria irá fotografar, propomos a criação de um roteiro com seus objetivos e suas justificativas. É importante que esse roteiro, na forma de um pequeno texto explicativo, contextualize as imagens, os motivos da captação delas e o percurso dessas escolhas. Sugerimos que cada docente cursista realize uma seleção de no mínimo cinco imagens da categoria escolhida. É preciso levar em conta que somos professores(a) de Geografia e nosso olhar deve estar voltado para a leitura do espaço geográfico a partir do que consideramos fundamental para o entendimento de cada categoria: lugar, espaço e território. Para melhor compreender essa proposta pontuamos as etapas da atividade abaixo.
Nosso objetivo com essa atividade é socializar as imagens captadas pelos(as) participantes deste núcleo. Assim, podemos perceber que, a partir do nosso cotidiano, é possível fazer Geografia e ler o mundo do ponto de vista geográfico, tão fundamental para a compreensão dos diferentes espaços.
Você pode elaborar seu relatório a partir das perguntas norteadoras abaixo.
Como foi a metodologia de confecção das fotografias?
Que motivos levaram você a captar tais imagens?
Qual o percurso de escolha das imagens?
O que levou você a fazer essas leituras do espaço geográfico?
Como utilizá-las em sala de aula?
Depois de produzir o roteiro, captar as imagens e confeccionar o relatório, sugerimos que você poste suas imagens e seu relatório no espaço de discussão indicado pelo(a) formador(a). Procure utilizar esse espaço para perguntar aos(as) demais cursistas sobre suas experiências, analise as novas possibilidades de interação em sala de aula, compare as produções e os padrões de imagens, navegue, compartilhe e socialize. Boa navegação!