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Tópico III - Multiletramentos na Esfera Artístico-Literária

Poesia, Música e Imagem – As Propiciações do Digital

 

Agora vamos pensar um pouco sobre a poesia digital (sonora e visual) e sua relação com a canção, as artes da imagem e a sua sala de aula:

 

 

Como você tem abordado a poesia em suas aulas?

De quais escolas, poetas e poemas prefere tratar?

Como, em geral, faz isso?

Como você relaciona a poesia com o universo sonoro e das imagens?

 

 

Não são nem um pouco novas as relações entre a poesia e a música e entre a poesia e as imagens. Ao contrário, podemos datar de 300 a.C. o primeiro poema visual: O Ovo, de Símias de Rodes.

 

Segundo Cavalcanti (2009, p. 30):

A relação entre música e poesia vem desde a antiguidade. Na cultura da Grécia Antiga, por exemplo, poesia e música eram praticamente inseparáveis: a poesia era feita para ser cantada. De acordo com a tradição, a música e a poesia nasceram juntas. De fato, a palavra ‘lírica’, de onde vem a expressão ‘poema lírico’, significava, originalmente, certo tipo de composição literária feita para ser cantada, fazendo-se acompanhar por instrumento de cordas, de preferência a lira. A partir de então, configuraram-se muitos momentos em que a música e a poesia se uniram. [...]

Durante muito tempo, a poesia foi destinada à voz e ao ouvido. Na Idade Média, ‘trovador’ e ‘menestrel’ eram sinônimos de poeta. Seria necessário esperar a Idade Moderna para que a invenção da imprensa, e com ela o triunfo da escrita, acentuasse a distinção entre música e poesia. A partir do século XVI, a lírica foi abandonando o canto para se destinar, cada vez mais, à leitura silenciosa. Entretanto, mesmo separado da música, o poema continuou preservando traços daquela antiga união. Certas formas poéticas, ainda vigentes, como o Madrigal, o Rondó, a Balada e a Cantiga aludem diretamente às formas musicais. Se a separação de poetas e músicos dividiu a história de um gênero e outro, a poesia não abandonou de vez a música tanto quanto a música não abandonou de vez a poesia.

Fonte: O Ovo... (2010).

Os aedos, os rapsodos, os trovadores ou Símias de Rodes – todos testemunhas dessa relação constitutiva da poesia com as outras linguagens –, no entanto, ficariam surpresos com o novo vigor e as novas possibilidades que a mídia digital trouxe a essas relações multissemióticas do poético.

Por que não aproveitá-las em sala de aula de Literatura?

Para ver como, pelo menos até o Barroco, a poesia esteve associada à música, acesse o Saiba Mais.

 

 

Pensando que poesia e música são, de origem, irmãs, observe o quadro abaixo e reflita, com seus(suas) alunos(as) em sala de aula, sobre quais os gêneros musicais você escolheria para associar aos gêneros poéticos listados a seguir. Lembramos que não existe uma única possibilidade: você pode trabalhar diversos gêneros musicais com um mesmo poema, tudo vai depender do perfil de seus(suas) alunos(as) e dos seus objetivos. 

 

 

 


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