Agora vamos pensar um pouco sobre a poesia digital (sonora e visual) e sua relação com a canção, as artes da imagem e a sua sala de aula:
Segundo Cavalcanti (2009, p. 30):
“A relação entre música e poesia vem desde a antiguidade. Na cultura da Grécia Antiga, por exemplo, poesia e música eram praticamente inseparáveis: a poesia era feita para ser cantada. De acordo com a tradição, a música e a poesia nasceram juntas. De fato, a palavra ‘lírica’, de onde vem a expressão ‘poema lírico’, significava, originalmente, certo tipo de composição literária feita para ser cantada, fazendo-se acompanhar por instrumento de cordas, de preferência a lira. A partir de então, configuraram-se muitos momentos em que a música e a poesia se uniram. [...]
Durante muito tempo, a poesia foi destinada à voz e ao ouvido. Na Idade Média, ‘trovador’ e ‘menestrel’ eram sinônimos de poeta. Seria necessário esperar a Idade Moderna para que a invenção da imprensa, e com ela o triunfo da escrita, acentuasse a distinção entre música e poesia. A partir do século XVI, a lírica foi abandonando o canto para se destinar, cada vez mais, à leitura silenciosa. Entretanto, mesmo separado da música, o poema continuou preservando traços daquela antiga união. Certas formas poéticas, ainda vigentes, como o Madrigal, o Rondó, a Balada e a Cantiga aludem diretamente às formas musicais. Se a separação de poetas e músicos dividiu a história de um gênero e outro, a poesia não abandonou de vez a música tanto quanto a música não abandonou de vez a poesia.”
Fonte: O Ovo... (2010).
Os aedos, os rapsodos, os trovadores ou Símias de Rodes – todos testemunhas dessa relação constitutiva da poesia com as outras linguagens –, no entanto, ficariam surpresos com o novo vigor e as novas possibilidades que a mídia digital trouxe a essas relações multissemióticas do poético.
Para ver como, pelo menos até o Barroco, a poesia esteve associada à música, acesse o Saiba Mais.
Pensando que poesia e música são, de origem, irmãs, observe o quadro abaixo e reflita, com seus(suas) alunos(as) em sala de aula, sobre quais os gêneros musicais você escolheria para associar aos gêneros poéticos listados a seguir. Lembramos que não existe uma única possibilidade: você pode trabalhar diversos gêneros musicais com um mesmo poema, tudo vai depender do perfil de seus(suas) alunos(as) e dos seus objetivos.