Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Multiletramentos na Esfera Artístico-Literária

O Rap

 

 

“Cidades impuras, cada um na sua / Verdades futuras a saga continua.”

Agora, veja como o rapper paulistano Rappin’ Hood aborda a mesma temática apresentada na seção anterior.

Este é um clipe montado e ilustrado por César Mustafa, que toma e “comenta”, por meio de imagens, uma performance de Rappin’ Hood interpretando como Rap um poema, que pode ser visto na Praça da Língua do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Fonte: Epílogos... (2012).

 

 

 

 

A partir do vídeo que você acabou de assistir, responda às questões a seguir:

 Como você caracterizaria o beat desse rap?

 No caso da poesia, isto é, da fala cantada e ritmada que entoa a letra do rap, quem é o poeta transformado em letrista?

 

Responda como o poema interpretado como rap caracteriza os elementos abaixo.

 Como é descrita a cidade? O que nela falta?

 Quais as razões pelas quais a cidade é como é?

 Que recursos César Mustafa usou para compor e editar seu videoclipe?

 Que efeitos de sentido ele obtém com essa composição?

 Quais desses aspectos você discutiria com seus alunos?

 

Com base na sua realidade escolar e na realidade dos seus alunos, seria interessante trabalhar dessa maneira com poemas de protesto (ou com outros temas) de diferentes épocas? Por quê?

 

(Para saber mais sobre interpretação musical de poesia, clique aqui.)

 


Ir para página anterior Ir para próxima página