As células de uma planilha de cálculo tanto podem registrar quanto computar valores. Na Figura 41, reapresentamos a Tabela 2 deste texto acrescida de uma linha de totais. Ao invés de realizarmos essas somas usando uma calculadora e em seguida preencher a planilha, podemos utilizar a função de cálculo desse tipo de planilha eletrônica.
Para descrever um cálculo, começamos o preenchimento da célula com o símbolo “=” e, a seguir, colocamos uma fórmula. Aqui, no exemplo, a célula B14 – ou seja, coluna B e linha 14 – tem o seu valor descrito por
que deve ser lido como: somatório dos valores contidos nas células da coluna B que vão da linha 4 à linha 13.
As células C14, D14 e E14 são descritas de forma similar, e o sistema computa os valores automaticamente (ver Figura 42).
Figura 42 — Descrevendo a computação de valores em uma célula da planilha de cálculo
Vejamos outro exemplo. Na Figura 43 (abaixo), reapresentamos uma tabela sobre gastos familiares mensais. A primeira coluna descreve a natureza da despesa, a segunda, o valor gasto, e a terceira, a participação de cada item em valores percentuais. Como sabemos, essa terceira coluna pode ser obtida a partir do valor de um item de despesa e do total das despesas, o que equivale a resolver a proporção representada a seguir.
O cálculo de proporção referente à primeira linha da tabela (Figura 43) ficaria como o que indicamos na Figura 42a.
Em termos de planilha de cálculo, podemos descrever o conteúdo da célula C2 pela expressão = B2*100/B8.
As demais células desta coluna possuem descrição similar, exceto a célula C8, que pode ser descrita como o somatório das que a antecedem na mesma coluna, embora também pudesse ser descrita da mesma forma que as outras, como está apresentado na Figura 36b.
Considere as duas tabelas apresentadas na planilha de cálculo da Figura 43a. A tabela que está mais à direita pode ser descrita por fórmulas a partir das células da tabela que está mais à esquerda.
Procure elaborar e testar uma possível descrição para essa tabela. Considere que toda e qualquer célula de uma tabela pode ser descrita por uma fórmula.
Figura 43 — Descrevendo computações percentuais.
Figura 43a — Duas tabelas: uma independente, com fatos empíricos (à esquerda), e a outra computável, a partir da primeira (à direita).