O trabalho com tabelas e gráficos pode ser facilitado pelo uso de softwares para edição de planilhas eletrônicas existentes no mercado, tais como os disponíveis no Open Office ou no Microsoft Office. Podemos, ainda, usar esse tipo de aplicativo em ambientes na internet como o Google Drive, que oferece uma facilidade a mais: o suporte ao trabalho cooperativo, tendo em vista a possibilidade de compartilhamento de documentos.
Independente do software específico, uma planilha de cálculo (ou planilha eletrônica, como também é chamada) consiste em uma matriz de células nas quais podemos registrar valores. As linhas são numeradas a partir de 1, e as colunas possuem um código alfabético começando em A. Cada célula pode ser referenciada pela indicação de uma linha e uma coluna.
A Figura 40 traz uma tabela feita na ferramenta para planilha de cálculo do Google Drive. O registro dos dados da tabela começa na linha 3 da planilha. Na linha 1, está o título da tabela e, na linha 2, os títulos das colunas. As células podem ser formatadas e, em geral, armazenam textos (sequências de caracteres envolvendo letras, algarismo e símbolos especiais), mas podemos defini-las como células numéricas. Nesse exemplo, o formato numérico não foi utilizado, e o registro – dados que estão em unidades de medidas diferentes – foi feito de modo que a unidade de medida acompanha os valores dados e, assim, cada célula registra a quantidade e a unidade.
Figura 40 — Usando a ferramenta planilha de cálculo do Google Drive (spreadsheet) para registrar os dados da composição da cesta básica segundo o Decreto Lei 399/1938
Na Figura 41, apresentamos uma nova representação para os mesmos dados. Nesse exemplo, foi criada uma nova coluna para descrever as unidades de medida, e as colunas com as quantidades passam a registrar apenas valores numéricos com duas casas decimais. Podemos, ainda, observar que, para registrar essa nova tabela, foi criada uma nova aba na planilha, denominada “Cesta Básica – v2”.
Figura 41 — Usando a ferramenta planilha de cálculo do Google Drive (spreadsheet) para registrar os dados da composição da cesta básica segundo o Decreto Lei 399/1938 (dados numéricos)