As leituras recomendadas neste tópico abordam a exploração de ODA em salas de aula do Ensino Médio. Os textos permitem uma compreensão de como os ODA entram no planejamento e fazem parte das aulas convencionais de Matemática. Essas leituras deverão contribuir para a construção de sua proposta – a ser apresentada ao fim do módulo – e para os comentários e as análises a serem realizados sobre as demais propostas de seus e suas colegas.
Texto 1
Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática, de José F. B. Neto e Fernando S. da Fonseca
Esse artigo propõe a utilização de jogos educativos como meio de estimular o aprendizado da Matemática. Para tanto, foi criado um jogo baseado na obra literária O homem que calculava, de Malba Tahan. Visando comprovar a efetividade dessa proposta, foi realizada uma avaliação que retratou a aceitação e a motivação das crianças ao utilizar jogos educativos móveis, como uma oportunidade de trabalhar conhecimentos ensinados em salas de aula tradicionais sob uma perspectiva diferente e construtivista.
Texto 2
Torre de Hanói virtual e a construção do conceito de Função Exponencial no Ensino Médio, de Adriana Breda, Viviane B. Hummes e Valderez M. R. Lima
Esse texto apresenta uma reflexão sobre o processo de aprendizagem do conceito de Função Exponencial no Ensino Médio a partir da utilização de uma Torre de Hanói virtual, um ODA.