Os objetos digitais de aprendizagem (ODA) podem fazer parte das aulas como uma oportunidade de exploração de conceitos e de conteúdos. A seguir, vamos apresentar três tipos de ODA, que separamos de acordo com sua utilização em sala de aula.
Em alguns objetos disponíveis na rede, a forma de uso e exploração é indicada no próprio objeto, ou seja, ele mesmo contém todas as instruções necessárias ao seu uso. Esse tipo de objeto pode ser apresentado no momento de retomar algum conteúdo. Um exemplo de objeto desse tipo é o quiz. O que trazemos aqui retoma conceitos de Geometria e funciona de maneira simples: você lê a pergunta, marca a opção que julga correta e, depois, confirma se as respostas dadas estão corretas. Vamos experimentar?
Figura 56 — Objetos digitais de aprendizagem: quiz do site Rachacuca
Figura 57 — Objetos digitais de aprendizagem: calculando o volume de sólidos
Um objeto desenvolvido pela Ludoteca, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), apresenta a demonstração do volume do cone e da esfera a partir do volume do cilindro quando os três sólidos possuem o mesmo raio.
Você utilizaria esse objeto com seus alunos?
Figura 58 — Objetos digitais de aprendizagem: entendendo Trigonometria
No exemplo da Figura 58, disponível no site Matemática? Absolutamente!, o ODA permite que você mova um cursor que modifica um ângulo, mostrando os valores e a localização do seno, cosseno e da tangente desse ângulo. A construção de um círculo trigonométrico no quadro-negro, além de menos precisa, só permite que sejam apresentados poucos ângulos e normalmente os mais utilizados, como 30°, 45°, 90° e seus múltiplos.
Será que poder manipular o cursor e alterar os ângulos auxiliaria a compreensão de trigonometria por parte de seus e suas estudantes?
Alguns objetos não apresentam uma atividade específica, mas permitem uma exploração rica de determinados conceitos matemáticos.
Figura 59 — Objetos digitais de aprendizagem: Construindo com Cubinhos
Usando o ODA Construindo com Cubinhos, os estudantes podem montar figuras, determinadas pelo docente, a partir de épuras – figuras de policubos – ou representar um objeto do dia a dia. Podem também apresentar a vista superior e deixar que apareçam diferentes composições com essa mesma vista, ou, quem sabe, ainda, indicar a vista superior e o número de cubos em cada “pilha”.
Figura 60 — Objetos digitais de aprendizagem: simetrizador
O simetrizador é outro exemplo de objeto que não possui uma atividade dirigida, mas permite uma exploração do espaço e das transformações de uma figura (rotação, reflexão).