No vídeo acima, vemos representada, de maneira caricata, uma das possíveis realidades de uma professora de química que trabalha na rede pública de ensino. É certo que o apresentado não representa o todo, mas frequentemente ouvimos relatos de professores(as) com queixas a respeito da falta de subsídio teórico, didático e prático para um "efetivo" trabalho em suas aulas.
Pensando nisso, com relação ao vídeo apresentado, será que você também tem dificuldade de buscar propiciar a seus estudantes certo nível de materialidade quando trata de conceitos da Química? Com relação aos materiais didáticos disponíveis para a realização de práticas experimentais, suas dificuldades são as mesmas da professora? Essas questões também preocupam você ao preparar suas aulas? Será que as tecnologias digitais de informação e comunicação são uma possibilidade para o ensino de Química? Quais são as saídas?
É com vontade de buscar refletir acerca de alguns caminhos para resolução dessas problemáticas que este núcleo está configurado. Dessa forma, convidamos você a navegar conosco e a refletir um pouco sobre elas, conhecendo algumas possibilidades e desenvolvendo algumas propostas de práticas ao longo desse nosso diálogo. Desejamos a você uma ótima leitura e vamos seguir em frente!
Bons estudos!