Nosso percurso começa a partir de discussões gerais sobre a utilização e as implicações das TDIC nos processos educacionais dessa ciência. Como elas podem nos ajudar no ensino de Química? Até que ponto? Quais os cuidados e as adaptações necessárias em nossas práticas pedagógicas? Existem exemplares?
Veremos também como planejar ações pedagógicas e selecionar os objetos digitais para as suas aulas, além da utilização de vídeos como proposta para mediar a experimentação em química. Assim, vamos tentar responder algumas questões: Quais as implicações para o ensino de Química? Como posso produzir meu vídeo? Como fazer isso com os estudantes?
Nesta seção serão trabalhadas as possibilidades através das quais diferentes sistemas interativos podem contribuir para a comunicação e a construção do conhecimento químico por meio do uso e análise de simuladores. Aqui, as atividades propostas vão ao encontro de propiciar um aprendizado por meio da experimentação com essas tecnologias, entendendo-as como ambientes de autoria.