Em primeiro lugar, queremos salientar que não pretendemos que você, cursista, ou seus alunos e alunas sejam “profissionais cinematográficos”. O que se pretende neste tópico é a utilização dos recursos visuais de uma maneira simples, mas que possa conter os elementos básicos e fundamentais para a construção dos conceitos desejados nos processos de aprendizagem em Química.
Pensando nisso, dividimos esta atividade em três etapas.
Neste primeiro momento da atividade, recomendamos que você leia os textos apresentados ao longo deste módulo e poste suas observações e comentários no espaço indicado pelo professor.
A troca de idéias entre você e seus(suas) colegas do curso neste momento será importante, pois poderá auxiliar na reflexão e análise do recurso solicitado em uma atividade mais adiante.
Após debater com os colegas do curso sobre o papel dos vídeos na experimentação em Química, convidamos você a desenvolver, junto a uma de suas turmas, uma atividade que envolva a produção de vídeos para discutir e construir conhecimentos químicos.
Para trabalhar com os(as) alunos(as), sugerimos que você os(as) organize em grupos e distribua os assuntos temáticos dos vídeos a serem produzidos, conforme o conteúdo que está sendo trabalhado na turma escolhida. Os(as) estudantes poderão produzir o vídeo utilizando um recurso tecnológico (filmadora, câmera fotográfica, celulares, programas de edição etc.) próprio ou fornecido pela escola.
Recomendamos que o vídeo produzido pelo grupo seja postado no YouTube. Desta forma o link do vídeo poderá ser compartilhado com o professor e os colegas, e comentários poderão ser feitos diretamente no local da publicação.
Ao final, sugerimos que você, cursista, organize com a turma uma sessão para visualizar as produções feitas pelos estudantes e, a partir delas, debata com eles (as) sobre os aspectos químicos relevantes que foram apresentados.
Finalizadas as etapas anteriores, recomendamos que você elabore um vídeo relatando como foi o desenvolvimento desta atividade. Sugerimos que nessa produção você reflita sobre as potencialidades e os desafios envolvidos na realização desta atividade e traga, se preferir, cenas e relatos dos trabalhos desenvolvidos pelos(as) estudantes. Enfim, use sua criatividade!
Ao final, você poderá postar o vídeo no espaço indicado pelo(a) professor(a) formador(a) do curso, a fim de dar continuidade às discussões já iniciadas e encerrar a atividade.