Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Vídeos na Experimentação em Química

Sugestão de Atividade 4 - Da Teoria à Pratica

Cursista, agora que você já vivenciou exemplos de aplicações das TDIC no cotidiano da sala de aula e refletiu sobre as potencialidades delas no ensino de Química, convidamos você a assumir o papel de pesquisador(a), investigando a sua própria prática educativa. Para isso, ao assumir-se como professor(a) reflexivo(a), você precisará identificar, primeiramente, um tema que constitua um desafio didático-pedagógico para o ensino de Química na realidade escolar em que você atua.

As demais etapas desta atividade estão descritas na sequência.

 

Primeira Etapa

A ideia aqui é que você possa fazer um vídeo relatando a problemática identificada. Sugerimos que esse vídeo seja socializado com os(as) colegas no espaço indicado pelo(a) professor(a). Assim, todos aprendem uns com os outros.

Recomendamos que você inicie o relato contando um pouco sobre sua escola, suas turmas e sua história como professor de Química. Em seguida, você poderá descrever o desafio no ensino da Química a ser enfrentado com o auxílio das TDIC.

Você também pode aproveitar este momento para trazer algumas ideias sobre o que pretende desenvolver em sua atividade de intervenção (proposta sugerida mais a frente) e poderá indagar seus(suas) colegas sobre o que fariam se estivessem nessa situação.


 

Segunda Etapa

Nesta segunda etapa, convidamos você a elaborar uma sequência didática, na qual poderá apresentar e justificar sua problemática e o desenvolvimento detalhado de como você espera enfrentá-la. Procure definir as estratégias didáticas e as TDIC escolhidas para o desenvolvimento do seu planejamento.

Lembre-se também de prever os modos de registros e os indicadores do que você quer analisar.

Sugerimos que você crie um blog, site, ou página em alguma rede social para a publicação do plano. A ideia é possibilitar a divulgação desse material online e ter um espaço no qual você poderá postar todas as etapas da realização da sua experiência didática.

Recomendamos que o link desse espaço criado por você seja compartilhado com o(a) professor(a) e os(as) demais colegas no fórum criado para esse fim.

 

 

Terceira Etapa

Finalizada a etapa anterior do planejamento, agora é a hora de arregaçar as mangas e ir para a prática! Nesse momento, sugerimos que você escolha uma unidade da sequência didática e a aplique com sua turma. Procure registrar o andamento e o resultado da atividade no seu espaço online.

Procure também manter atualizadas nesse espaço as descrições das ações (tanto positivas quanto negativas) que estão sendo desenvolvidas na sala de aula. Nesse local, você poderá também articular a realização das atividades e socializar as produções e reflexões dos seus alunos. Assim, o próprio espaço online  se constituirá numa base de registros e informações que poderá subsidiar a análise e as reflexões de sua prática.

 

Quarta Etapa

Nesta última etapa, propomos a gravação de um vídeo, no qual você poderá relatar a análise da experiência e o desenvolvimento do seu plano. Para isso, indicamos algumas questões que podem ajudar na comunicação:

O que essa experiência significou para você? E para seus estudantes? O que você esperava e o que realmente ocorreu? O que deu certo? O que poderia ser alterado?

Você também poderá inserir no vídeo relatos de seus estudantes, filmagens da realização das atividades, comentários sobre a importância do uso das TDIC na atividade (sem esquecer das mídias sociais utilizadas) e qualquer outra informação que você julgar pertinente. O vídeo é seu, por isso solte a criatividade!

No final, recomendamos que você publique o vídeo ou compartilhe o link do YouTube no espaço indicado pelo(a) professor(a) formador(a).


Ir para página anterior Ir para próxima página