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Tópico I - TDIC no Ensino-Aprendizagem dos Conhecimentos Químicos

TDIC: Primeiras Considerações

 

 

Sabemos que uma proposta de ensino que permita a interlocução com as novas linguagens e tecnologias educacionais necessita que o(a) docente e as instituições estejam abertos ao diálogo. Nesse processo, é essencial a ressignificação das relações existentes entre professor(a), estudante, conhecimento e as inúmeras tecnologias de informação e comunicação presentes em nosso cotidiano.

Como veremos, a inserção das TDIC no ensino de Química pode auxiliar na abordagem de conceitos de uma maneira que mostre que estes não foram construídos de modo linear e que não estão nem nunca estarão acabados. Possibilitar novos olhares para o mundo submicroscópico dessa ciência também é uma das possibilidades oferecidas pelas TDIC. 

Destacamos que a utilização das novas tecnologias em sala de aula vai além da substituição de tecnologias antigas, como trocar o giz e a lousa por um projetor multimídia. O principal objetivo da inserção das novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar está focado na contribuição destas para o desenvolvimento de processos educacionais. Partindo disso, é necessário que o nosso olhar para a própria construção da ciência e do conhecimento seja ampliado.

As TDIC, quando utilizadas adequadamente, além de auxiliar na sua prática docente, podem contribuir no processo de aprendizagem dos(as) estudantes. Como posto anteriormente, elas possibilitam a visualização do mundo submicroscópico pertencente à Química e colaboram para a aproximação dos conhecimentos químicos com o cotidiano. Também, quando pensamos no desenvolvimento do sistema cognitivo dos(as) estudantes enquanto interagem com novas linguagens por meio das TDIC, podemos reconhecer a importância destas para o ensino de Química.

 

Acreditamos que seja necessária a introdução de algumas mudanças na visão pedagógica das instituições de ensino e nas estratégias desenvolvidas pelos(as) profissionais da educação, entre as quais citamos:

a) propor ações pedagógicas multidisciplinares e interacionistas para todos os níveis de ensino;

b) definir estratégias de ação e a produção de objetos de aprendizagem que favoreçam o processo de construção dos conceitos, adequando-os aos diferentes níveis cognitivos dos(as) estudantes;

c) criar instrumentos de avaliação que permitam identificar as estruturas cognitivas dos(as) discentes, bem como seus sistemas de significações;

d) oportunizar o acesso a recursos materiais e digitais que permitam a interação entre estudantes e docentes na construção do conhecimento;

e) trabalhar de forma conjunta e colaborativa com as alunas e os alunos, buscando desempenhar um papel de mediação e problematização durante os processos de aprendizagem.

 

Para explorar melhor essa discussão, indicamos a leitura de  “O uso de tecnologias no ensino de Química: a experiência do Laboratório Virtual Química Fácil”. Nesse texto são apresentadas dificuldades encontradas no cotidiano docente e propostas de como mudar tal realidade. O texto remete, ainda, a uma reflexão sobre o uso do computador e dos recursos disponíveis na web como forma de incluir as TDIC em nossas atividades pedagógicas.
 

Sugestão de Atividade 1- Primeiros Olhares sobre as TDIC na Química

A partir das leituras até aqui realizadas, e considerando seu conhecimento sobre a temática, convidamos você a participar do fórum e relatar, através de uma breve reflexão, a sua prática docente e quais recursos tecnológicos você costuma utilizar nas suas aulas. Você também pode aproveitar esse espaço para debater com os(as) colegas o potencial das TDIC para o planejamento das atividades pedagógicas.

Recomendamos que você finalize seu comentário elencando e argumentando sobre alguns potenciais de implementação das tecnologias em suas aulas de Química, considerando SEMPRE a realidade da sua escola e de sua turma. 


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