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Tópico III - Sistemas Interativos

Uma Proposta para Utilizar os Simuladores em Aulas de Química

Cursista, antes de executar a proposta que iremos apresentar, faz-se necessário que você já tenha desenvolvido alguns conceitos e conhecimentos-base com seus e suas estudantes sobre:

  • a Lei de Lavoisier;
  • a Lei de Proust;
  • a Teoria de Dalton.

A importância de se apresentar os conteúdos listados se justifica, pois muitas vezes os(as) alunos(as) conseguem realizar o balanceamento de equações, mas não compreendem a relação desse procedimento com a conservação das massas na transformação respectiva; identificam o número de átomos de um elemento nas fórmulas químicas, mas não as interpretam em nível microscópico. Consequentemente, acabam apresentando dificuldade nos cálculos de proporções requeridos para a resolução de problemas envolvendo leis ponderais.

Os livros de Química usam as equações para a representação de reações químicas, ficando em segundo plano o estudo dos fenômenos envolvidos nas transformações químicas. Essa ênfase pode influenciar na manutenção de conceitos diferentes dos científicos por parte dos alunos que apresentam dificuldades em relacionar as transformações que ocorrem em nível fenomenológico, teórico e representacional.

O simulador vai auxiliar o processo de aprendizado sobre o balanceamento, e o(a) docente vai orientar os(as) estudantes a estabelecerem as relações existentes nos diferentes níveis de representação dos conceitos.

Procedimentos para o Desenvolvimento da Atividade

  • Organizar os(as) alunos(as) individualmente.
  • No laboratório de informática, auxiliar a turma na introdução, com as reações de síntese da amônia, hidrólise e combustão do metano. O ideal é que se tenha um data show para facilitar a explicação sobre o funcionamento do simulador. Nesse momento, o papel do(a) docente é fundamental para que todos(as) compreendam o que deve ser feito.
  • O(a) educador(a) deverá entregar uma tabela a cada estudante, para que coloquem o tempo e pontuação de cada nível da simulação. O objetivo é verificar quem ficou com dificuldade de realizar o balanceamento. Caso isso ocorra, deverá ser dada uma atenção especial a esses(as) alunos(as) nas aulas posteriores.
  • Todos(as) deverão iniciar a simulação no nível 1, em seguida ir ao nível 2 e finalizar com o nível 3, já que o grau de dificuldade vai aumentando.
  • Sugestão: realizar um pós-teste na próxima aula.

Objetivos da Atividade:

  • balancear uma equação química;
  • reconhecer que o número de átomos de cada elemento é conservado em uma reação química;
  • descrever a diferença entre os coeficientes e os índices em uma equação química;
  • traduzir representações das matérias simbólicas para moleculares.

Sugestão de Atividade 5 - Conhecendo alguns Simuladores 

Cursista, apresentamos a seguir três simuladores selecionados do site do PhET que poderão ser utilizados nesta atividade. Recomendamos que você selecione um deles e o utilize em uma de suas aulas. Depois, sugerimos que você elabore um relato sobre a experiência e a utilização desse tipo de ferramenta tecnológica. Esse relato poderá ser compartilhado com os(as) demais cursistas no espaço indicado pelo(a) professor(a). Procure relatar em seu texto todo o processo vivenciado, desde a escolha do simulador até sua utilização durante a aula. Você pode apresentar também os resultados obtidos no final do processo e comentar o que achou da sua usabilidade. Se possível, fale sobre a abordagem dos conceitos envolvidos e como foi a dinâmica em sala.

Vamos lá!

 
Simulador 1 : Construa uma Molécula

Esse simulador tem como objetivos de aprendizagem:

  •  descrever diferenças entre átomo e molécula;
  •  construir moléculas simples a partir de átomos;
  •  reconhecer que o índice numa fórmula molecular indica o número de átomos na molécula;
  •  reconhecer que o coeficiente indica o número total de moléculas;
  •  associar nomes de moléculas comuns a múltiplas representações.

Trata-se de um simulador de fácil utilização que permite trabalhar atividades distintas com os(as) estudantes.

 

 

Simulador 2 : Reagentes, Produtos e Excesso

Esse simulador tem como objetivos de aprendizagem:

  • relacionar o exemplo do mundo real (fazer sanduíches) com as reações químicas;
  • descrever o que significa reagente limitante usando exemplos de sanduíches e produtos químicos em termos de partículas;
  • identificar o reagente limitante de uma reação química;
  • prever as quantidades de produtos e sobras após a reação, usando o conceito de reagente limitante;
  • prever as quantidades iniciais de reagentes, dada a quantidade de produtos e sobras, utilizando o conceito de reagente limitante;
  • traduzir do simbólico (fórmula química) para o molecular (pictórico) representações da matéria;
  • explicar como índices e coeficientes são usados para resolver problemas com reagente limitante.

É um simulador fácil de se utilizar e conta com o aspecto visual bastante evidente, auxiliando no desenvolvimento do conteúdo proposto.

 

Simulador 3 : Escala de pH

Esse simulador tem como objetivo de aprendizagem:

  • determinar se uma solução é ácida ou básica;
  • colocar ácidos ou bases em ordem relativa de acidez;
  • descrever em uma escala molecular, com ilustrações, como o equilíbrio da água varia com o pH;
  • determinar a concentração de hidróxido, de hidrônio e de água em certo pH;
  • relacionar a cor do líquido ao pH;
  • predizer (qualitativa e quantitativamente) como diluição e volume afetam o pH e a concentração de hidróxidos.

É um simulador que permite abordar o conteúdo de diferentes enfoques. Deve-se tomar cuidado para que a preparação da aula seja bem conduzida, já que permite múltiplos olhares.


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