Cursista, antes de executar a proposta que iremos apresentar, faz-se necessário que você já tenha desenvolvido alguns conceitos e conhecimentos-base com seus e suas estudantes sobre:
A importância de se apresentar os conteúdos listados se justifica, pois muitas vezes os(as) alunos(as) conseguem realizar o balanceamento de equações, mas não compreendem a relação desse procedimento com a conservação das massas na transformação respectiva; identificam o número de átomos de um elemento nas fórmulas químicas, mas não as interpretam em nível microscópico. Consequentemente, acabam apresentando dificuldade nos cálculos de proporções requeridos para a resolução de problemas envolvendo leis ponderais.
Os livros de Química usam as equações para a representação de reações químicas, ficando em segundo plano o estudo dos fenômenos envolvidos nas transformações químicas. Essa ênfase pode influenciar na manutenção de conceitos diferentes dos científicos por parte dos alunos que apresentam dificuldades em relacionar as transformações que ocorrem em nível fenomenológico, teórico e representacional.
O simulador vai auxiliar o processo de aprendizado sobre o balanceamento, e o(a) docente vai orientar os(as) estudantes a estabelecerem as relações existentes nos diferentes níveis de representação dos conceitos.
Cursista, apresentamos a seguir três simuladores selecionados do site do PhET que poderão ser utilizados nesta atividade. Recomendamos que você selecione um deles e o utilize em uma de suas aulas. Depois, sugerimos que você elabore um relato sobre a experiência e a utilização desse tipo de ferramenta tecnológica. Esse relato poderá ser compartilhado com os(as) demais cursistas no espaço indicado pelo(a) professor(a). Procure relatar em seu texto todo o processo vivenciado, desde a escolha do simulador até sua utilização durante a aula. Você pode apresentar também os resultados obtidos no final do processo e comentar o que achou da sua usabilidade. Se possível, fale sobre a abordagem dos conceitos envolvidos e como foi a dinâmica em sala.
Vamos lá!
Esse simulador tem como objetivos de aprendizagem:
Trata-se de um simulador de fácil utilização que permite trabalhar atividades distintas com os(as) estudantes.
Esse simulador tem como objetivos de aprendizagem:
É um simulador fácil de se utilizar e conta com o aspecto visual bastante evidente, auxiliando no desenvolvimento do conteúdo proposto.
Esse simulador tem como objetivo de aprendizagem:
É um simulador que permite abordar o conteúdo de diferentes enfoques. Deve-se tomar cuidado para que a preparação da aula seja bem conduzida, já que permite múltiplos olhares.