Vamos considerar que você já tenha trabalhado com seus(suas) estudantes o conceito de reações químicas e o modo como elas ocorrem, e, agora, queira que a turma verifique quais fatores podem influenciar na velocidade de uma reação química e o porquê de isso acontecer.
Normalmente, quando a escola oferece estrutura, você pode fazer uso do laboratório de práticas e realizar alguns experimentos clássicos, tais como dissolver um comprimido efervescente em água com diferentes condições de temperatura; dissolvê-lo inteiro ou em fragmentos etc., solicitando ao final que a turma registre os fatos observados para posterior debate.
Porém, sabemos que não é toda escola que possui estrutura de laboratório, e muitas vezes a realização de pequenos experimentos alternativos pelo professor fica inviabilizada devido à quantidade de estudantes por sala de aula. Frente a essas possíveis realidades, o que fazer em uma situação em que se faz relevante o desenvolvimento de um experimento com os(as) discentes? Uma proposta é a utilização de vídeos que abordem os fenômenos em questão. Tais vídeos permitem que a mesma dinâmica que você desenvolveria com suas turmas, em relação a observar e registrar os fatos contemplados, seja realizada sem a dependência física laboratorial.
Você pode assistir aos vídeos diretamente no computador ou projetá-los com um aparelho multimídia, desde que tenha disponível uma boa conexão com a rede de dados. Pode, também, baixá-los utilizando uma ferramenta de download, como o YouTube Downloader, disponível na web.
Após o filme, pode ser solicitado aos(às) estudantes a construção de um mapa conceitual relacionando os conceitos observados e debatidos em aula. Essa tarefa pode ser feita no quadro-negro ou em uma folha de papel.
No entanto, o mapa conceitual pode ser elaborado com o uso da ferramenta CmapTools, que pode ser baixada gratuitamente mediante um pequeno cadastro. No YouTube, há um tutorial que pode ajudá-lo(la) a manipular e conhecer mais sobre essa ferramenta. Os mapas construídos pelos(as) educandos(as) poderão ser-lhe enviados via correio eletrônico e servirem como material para analisar, comparar e avaliar como as suas turmas relacionaram os conceitos vistos em aula.
Na sequência desse exemplo, você poderá, ainda, utilizar um outro objeto digital de aprendizagem que acrescentará mais interatividade entre seus e suas estudantes e o conceito de reação. No sítio Química Sem Segredo, pode ser encontrado um simulador, desenvolvido pela Universidade do Colorado dentro do projeto PhET utilizando a linguagem java, que você pode baixar e instalar nos computadores de sua escola para que os(as) estudantes o explorem. Lembramos, porém, que no Tópico III de nosso núcleo vamos abordar mais amplamente o uso de simuladores para a aprendizagem em Química.
Ao instalar esse simulador, você verá esta tela no computador: tela inicial do simulador sobre reações químicas do PhET-Colorado
Com o uso e a exploração desse simulador, você terá a representação simbólica do mundo microscópico das reações entre moléculas químicas. Poderá mediar o uso com suas turmas, sugerindo que alterem as concentrações (número de moléculas envolvidas) e a temperatura do processo, e terá dados importantes para consolidar os conceitos que envolvem a cinética química.
Após a exploração e o debate com os(as) estudantes, um segundo mapa conceitual poderá ser apresentado. Sugerimos partir do mapa inicialmente construído e solicitar que seus e suas discentes ajustem, aprimorem e acrescentem novos conceitos a partir do uso do simulador.
Você poderá avaliar o trabalho, ao comparar os mapas produzidos, e verificar como foi o processo de construção desses conceitos e fenômenos estudados. O uso da tecnologia permite uma atividade diferenciada, na qual as turmas demonstram uma maior interação construtiva, não ficando apáticas como geralmente ocorre em uma aula meramente expositiva.