Ir para próxima página
Autores(as): Giovani De Lorenzi Pires (UFSC)
Juliano Silveira (UFSC)
Rodrigo Ferrari (UFSC)
Lyana Thédiga de Miranda (UFSC)
Gilson Cruz Junior (UFSC)
André Quaranta (UFSC)

ÍconeApresentação

 

Boas-vindas!

Cursista,

a tradição histórica da área construiu a imagem da Educação Física como mera atividade periférica ao currículo escolar, restrita a interesses utilitaristas e, muitas vezes, subalternos ao processo educacional. A sua definição recente como componente curricular integrado ao projeto pedagógico da escola e fruto do desenvolvimento acadêmico do campo não conseguiu ainda mudar significativamente as práticas pedagógicas escolares da Educação Física. Se entendemos a escola como instituição republicana, responsável pela transmissão e apropriação da cultura elaborada, a Educação Física é partícipe de uma formação que visa capacitar as novas gerações a construir e vivenciar a sua cidadania no âmbito da cultura de movimento. Nesse sentido, a especificidade da Educação Física na escola se dá pela tematização das práticas corporais culturalmente referenciadas e significadas.

Como as representações sociais referentes às práticas corporais de que se ocupa a Educação Física são hoje, em grande parte, produzidas e compartilhadas no espaço-tempo social da cultura digital, desenvolver competências que possibilitem a interação dos(as) alunos(as) com as linguagens e modos de produção das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) passou a ser mais um objetivo da Educação Física escolar. Para isso, buscamos um caminho interdisciplinar com os demais componentes curriculares, dialogando teoricamente com a ideia de mídia-educação, referindo-se tanto à metodologia e à crítica como ao contexto produtivo-expressivo (FANTIN, 2006). Portanto, cursista, pensamos este material como um meio pelo qual poderemos explorar essas necessidades e questões. Ler, refletir, produzir e intervir em sala de aula serão alguns dos caminhos sugeridos nesta nossa empreitada. Esperamos que seja bastante instrutivo, criativo e prazeroso.

 

Instruções de Navegação

 

 

Acessar

Sumário

 

 


Ir para próxima página